
— Por David Ribeiro Jr. —
TEÓFILO OTONI
O prefeito Daniel Sucupira tomou uma decisão inusitada, mas que está sendo aplaudida por vários segmentos sociais em Teófilo Otoni — principalmente os ligados ao comércio e ao desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Sucupira respeitosamente contestou a decisão da Comissão que administra o programa Minas Consciente, do Governo do Estado, e afirmou que ainda hoje (23/04) estará entrando em contato com a comissão pedindo para reclassificar a posição de Teófilo Otoni no programa da onda roxa para a Onda Vermelha, e que já está emitindo o decreto para a mudança de protocolos (de onda), o que implica na reabertura do comércio já a partir de segunda-feira (26/04).
O prefeito contestou a decisão da comissão argumentando que ela foi motivada com base na observação dos dados epidemiológicos de toda a macrorregião Nordeste sem levar em consideração os números específicos de Teófilo Otoni. Sucupira afirmou que a nossa cidade tem apresentado uma evolução significativa nos números.
Segundo ele, no início, quando Teófilo Otoni aceitou os protocolos da onda roxa, havia quase a totalidade dos leitos clínicos de enfermaria ocupados, e TODOS os leitos de UTI. Hoje a ocupação de leitos está em torno de 50% para o caso de enfermaria, e algo em torno de 90% nos leitos de UTI. Tais dados permitem, sim, a reabertura do comércio, mas claro que de forma cuidadosa e consciente, mantendo todos os protocolos de prevenção, tais como distanciamento e uso de máscara e álcool em gel até que a vida volte ao normal na cidade.
O prefeito pediu a colaboração e a compreensão de toda a comunidade no que se refere aos protocolos de prevenção. O comércio lojista será reaberto; os bares e restaurantes, por sua vez, por enquanto deverão continuar trabalhando apenas em sistema de delivery ou retirada em balcão.
Em entrevista à Rádio Teófilo Otoni, na manhã de hoje, o prefeito explicou que houve uma diminuição significativa na taxa de transmissibilidade da doença.
A entrevista completa do prefeito você acompanha a seguir: