Depois de críticas, vereadora Vânia Resende retira foto com Ademir Camilo das redes sociais

Depois de críticas, vereadora Vânia Resende retira foto com Ademir Camilo das redes sociais

Uma foto do deputado federal Ademir Camilo entre os vereadores Marcinho da Serraria e Vânia Resende causou furor nas redes sociais (montagem ilustrativa sobre fotos de Boy Fotógrafo)

Por David Ribeiro Jr.
TEÓFILO OTONI

Meu amigo Maurício, que adora uma polêmica, embora insista que seja apenas antenado, e que me acompanha como leitor desde o tempo em que fui editorialista do Jornal Agora, me mandou um link ontem mostrando como as pessoas estavam divididas — mais criticando do que elogiando — uma postagem da vereadora Vânia Resende no Facebook. Eu, sinceramente, não vi nada demais na postagem. Apenas uma foto da vereadora e do colega, também vereador Marcinho da Serraria, entre o deputado federal Ademir Camilo (Podemos/MG) em encontro na Assembleia Legislativa de Minas… Simples assim.

E, antes de você pensar besteira, eu sei que o deputado Ademir Camilo, por ser federal, trabalha na Câmara dos Deputados em Brasília, e não na Assembleia de Minas, que está sediada em Belo Horizonte. É claro que eu sei disso, gente! Mas, ao que tudo indica, o encontro entre o deputado e os vereadores foi apenas ocasional. Os vereadores tinham, na Assembleia, uma agenda com o deputado estadual Lafayette Andrada (PSD) e, por acaso, ao que parece, encontraram com Ademir Camilo, com quem tiraram uma foto, uma selfie, como está na moda, e a vereadora Vânia postou no Facebook. Como eu disse, e insisto, nada demais.

Contudo, algumas pessoas teceram muitos comentários maldosos e críticas diversas à postagem. Para evitar mais constrangimentos, a vereadora preferiu remover a publicação. Em minha opinião, fez muito bem, não porque houvesse qualquer coisa de errado com a postagem. Definitivamente, não havia. Mas, no caso dela, da vereadora Vânia, por ser uma pessoa pública, foi melhor evitar constrangimentos. É aquela situação da qual até já prometi um post: controle de narrativa…

Em breve!

A celeuma, no entanto, fez o meu amigo Maurício considerar um editorial que escrevi recentemente com o título “A um ano das eleições 2018, nossos candidatos a deputados tiram zero em comunicação com o povo”. E, naquele editorial, eu realmente havia tecido uma crítica específica ao deputado federal Ademir Camilo, que simplesmente sumiu da cidade. Político costuma ser apaixonado por mídia espontânea, aquela mídia que não lhe custa nada — uma entrevista jornalística, por exemplo. Mas alguns deputados estão tão sumidos que nem sequer para entrevistá-los conseguimos falar com eles. O deputado federal Ademir Camilo é um caso desses. Viu como aquele meu primeiro editorial tinha sentido, sim?!

O médico Rodrigo Lobo, que foi até mal interpretado ao comentar a postagem da vereadora Vânia no Facebook, teria feito uma brincadeira e questionado se ela estava na Assembleia Legislativa ou na sede da CIA — A Central de Inteligência Americana. O médico não estava insinuando nada sobre a idoneidade de ninguém que aparecia na foto; ele apenas brincou com o fato de que Ademir estava sumido e somente a CIA poderia encontrá-lo. Foi apenas uma brincadeira… E cada um que fique livre para gostar ou não.

Essa questão toda só me fez pensar o quanto eu estava certo naquele primeiro editorial. Insisto mais uma vez: Nossos deputados precisam aprender a controlar a narrativa em torno da sua imagem pública.

E, antes de finalizar, quero deixar claro que este texto não pretende ser uma crítica deliberada e gratuita ao deputado Ademir Camilo, à vereadora Vânia nem a ninguém que tenha feito comentários na publicação removida. A minha intenção aqui é apenas abrir os olhos desse pessoal para a necessidade de reformular a sua imagem pública.

Fica a dica, também, para aqueles que são apenas pré-candidatos ao cargo.

E, como eu sempre digo, quem viver, verá!

Por David Ribeiro Jr.

David Ribeiro Jr. é editor-chefe do Portal minasreporter.com

E-mail: davidsanthar@hotmail.com



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.