Vice-governador Professor Mateus vistoria obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni

Vice-governador Professor Mateus vistoria obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni

Maior unidade de saúde regional do estado vai beneficiar mais de 800 mil pessoas no Vale do Mucuri; investimentos do Governo de Minas ultrapassam R$ 100 milhões

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

O sonho de acesso à saúde de qualidade está cada vez mais próximo dos moradores de Teófilo Otoni e região. Em vistoria às obras de conclusão do Hospital Regional realizada nesta segunda-feira (31/7), o vice-governador, Professor Mateus, percorreu a unidade e detalhou o andamento acelerado em vários setores da construção.

Entre a população, também há grande expectativa já que o Hospital Regional de Teófilo Otoni será o maior entre todos no interior do estado com atendimento do Sistema único de Saúde (SUS) e vai contribuir para a saúde de mais de 835 mil pessoas que residem no município e região. Além disso, o hospital vai gerar emprego e renda a Teófilo Otoni. Mais de R$ 104 milhões estão sendo investidos para a conclusão da obra.

Surpreso e satisfeito, o vice-governador contou que ficou bem animado e otimista com o que viu nas obras do hospital. “Eu fiquei muito feliz com o que eu vi nesta vistoria. Eu vim aqui há dois anos e não acreditei na evolução que presenciei hoje. A obra está muito avançada, a parte elétrica, que havia sido furtada, está sendo toda refeita. Estou muito animado com o avanço das obras” disse.

A conclusão das obras da unidade vai representar uma revolução no atendimento à saúde na região pois vai atender à demanda de mais de 70 municípios.

Estrutura

Em funcionamento, o Hospital Regional deve empregar mais de 2 mil profissionais. “Eu conversei com os trabalhadores aqui na obra, a maior parte são daqui de Teófilo Otoni. Mostrando que o hospital já movimenta a economia.

Isso dá um sinal de quando a unidade estiver pronta, pois a expectativa é de empregar duas mil pessoas”, ressaltou o vice-governador. A expectativa do Governo de Minas é a de que a conclusão das obras e entrega do hospital ocorra até outubro de 2024.

Professor Mateus lembrou que as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni estavam paralisadas desde 2016 e foi retomada em outubro de 2022. De acordo com ele, abandonar obras públicas é uma irresponsabilidade.

“É importante se conscientizar do não abandono de obra pública. Abandono de obra pública é uma irresponsabilidade, esse abandono não é só um prejuízo por conta do que não fica pronto, mas também, por conta da destruição daquilo que já estava pronto. Por isso, eu fico muito feliz e reenergizado ao ver como as obras estão avançando aqui”, completou.

O vice-governador também destacou a importância do Hospital Regional de Teófilo Otoni para outras regiões, além do Vale do Mucuri. “Tenho a certeza de que vai ser um avanço para a microrregião de Teófilo Otoni e Vale do Mucuri, mas também para as regiões de saúde vizinhas”, pontuou.

Comodidade

A população próxima a Teófilo Otoni não precisará mais se descolar até Belo Horizonte para conseguir atendimento médico. Após a conclusão das obras, a unidade contará com 427 novos leitos – 372 de internação, 30 UTI adulto e 25 UTI neonatal.

A estrutura contará com bloco de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, obstétrico, UTI, Pronto Socorro, farmácia e centro cirúrgico com oito salas de cirurgia, além de diversos equipamentos de apoio ao diagnóstico e terapia como ecocardiograma, ultrassom, ressonância, tomografia, raio-X, mamografia e endoscopia.

O hospital também contribuirá para a ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas. Atualmente, o hospital regional conta com 210 funcionários, 90 a mais da última visita do governador Romeu Zema, em março deste ano. Os profissionais trabalham em alvenaria, revestimentos (cerâmicos, emboço e gesso), instalações elétricas, hidráulicas, bancadas, instalação de estruturas metálicas e na execução do telhado.

Esperança

Morador de Teófilo Otoni há 25 anos e vizinho do hospital regional, Gabriel Pinheiro de Araújo conta que observava da varanda de sua casa um canteiro de obras totalmente parado. Mas, agora, acompanha a obra a todo vapor e volta a ter esperança de que o hospital possa estar funcionando o mais breve possível. 

“Antes das obras retornarem, os moradores não tinham esperanças. Mas agora, vendo daqui de cima a obra cada vez mais rápida, a gente volta a acreditar que a vai ser finalizada”, disse. 

Além disso, Gabriel Pinheiro salientou a importância da unidade hospitalar para valorização do bairro, cidade e região. “Nosso bairro vai ser valorizado com a construção do hospital regional. Através dele, a cidade pode atrair mais investimentos, pessoas podem vir morar em Teófilo Otoni. Isso ajuda cada vez mais os comércios locais e, principalmente, o aumento de vagas de empregos”, ressaltou.

Gabriel também disse estar satisfeito com a credibilidade do Estado. “Esse governo passa confiança e credibilidade. A retomada das obras foi prometida e cumprida antes da reeleição do governador Romeu Zema, então eu tenho fé de que existem pessoas na política que têm compromisso com o povo e o bem-estar da população”, pontuou.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.