Dor muscular após os exercícios: entenda

Dor muscular após os exercícios: entenda

Por Mary Ribeiro 

Dor muscular após os exercícios: entenda
Dor muscular após os exercícios: entenda

Aquela dorzinha no dia seguinte a uma atividade física – musculação, natação, dança, corrida – é natural.
Durante o exercício, o tecido muscular passa por traumas microscópicos e inicia um processo inflamatório – especialmente quando o treino é novo ou houve aumento na intensidade. Entre 12 e 48 horas depois, a resposta vem em forma de uma dor leve, que faz parte do processo de reconstrução muscular e vai diminuindo aos poucos. É a chamada “dor muscular tardia”.
Mas, cabe analisar se a intensidade condiz com esse sintoma. Dores mais fortes e por períodos maiores que 5 dias podem significar que houve uma lesão muscular – normalmente ocasionada por exagero na carga e frequência ou por movimentos errados ao longo da atividade. Neste caso, vale consultar o seu médico ortopedista.
Para prevenir que isto ocorra, o importante é dosar o treino (com indicação de um especialista) de acordo com a sua resistência e condicionamento. A prática regular de atividades físicas também torna as lesões menos prováveis, bem como fazer alongamentos.
Cuide-se e mãos à obra!

Fonte: Blog Vale Saúde 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.