Rio Doce começa a baixar de forma lenta em Governador Valadares

Rio Doce começa a baixar de forma lenta em Governador Valadares

Defesa Civil informou que o nível atingiu o pico de 4,35 metros às 22h30 desta terça-feira, depois começou a descer lentamente. Cidade possui 16 mil desalojados pela enchente e 342 desabrigados

Em Governador Valadares, o Rio Doce atingiu o pico de 4,35 m às 22h30 desta terça-feira (11) e depois começou a diminuir lentamente de volume. Às 8h30 desta quarta-feira (12), a medição do SAAE registrou 4,24 metros.

De acordo com a Defesa Civil, a tendência do rio Doce é continuar em queda lenta do volume ao longo dessa quarta-feira e não há previsões de chuva para a região nos próximos dias. Ainda assim, o órgão tem pedido que a população seja cuidadosa ao voltar para suas casas.

Muitos bairros permanecem alagados nesta que é considerada a terceira pior enchente enfrentada na cidade, atrás apenas das cheias de 1997 e 1979. Devido à situação, o município decretou situação de emergência. Segundo a Prefeitura, 16 mil pessoas ficaram desalojadas e 342 estão desabrigadas, tendo sido alocadas em sete abrigos disponibilizados pelo município.

“Estamos na fase de socorro ainda e entrando na fase de reconstrução. A orientação nesse momento é evitar ter contato com a água da enchente, ela passa em valas de esgotos, pode trazer problemas à saúde. Quando for limpar a casa, utilizar botas e luvas de borracha, cuidado com acidentes também, fique atentos a animais peçonhentos, que podem querer se abrigar nas casas para fugir da cheias”, alertou o Major Adelson Ferreira, coordenador da Defesa Civil na cidade.

A situação do rio é acompanhada de perto por muitas pessoas, moradores de atingidas ou não. Para evitar a aglomeração de curiosos, o acesso aos bairros alagados tem sido liberado apenas para quem reside nas áreas afetadas.

Na noite dessa terça-feira, a ponte que dá acesso ao bairro Ilha dos Araújos precisou ser interditada como medida de segurança, sendo liberada na manhã dessa quarta-feira.

Morador observa a enchente em Ilha Brava, zona rural de Governador Valadares — Foto: Redes Sociais
Bairro Jardim Alice — Foto: Redes Sociais

(Fonte: G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.