MG vacina contra gripe 90% do público-alvo, mas crianças e gestantes seguem abaixo da meta

MG vacina contra gripe 90% do público-alvo, mas crianças e gestantes seguem abaixo da meta

A campanha terminou nesta sexta-feira (22). A partir desta segunda-feira (25), caso haja disponibilidade, doses serão ofertadas para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos

Vacina contra a gripe (foto: Reprodução)

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações mostram que, nesta sexta-feira (22), último dia da campanha de vacinação contra gripe, Minas Gerais já alcançou a meta de imunização de 90% do público-alvo.

Por volta das 13h50, o índice estava em 90,18%, o que equivale a 3.977.970 de doses aplicadas no estado. Entretanto, os números também apontam que crianças e gestantes ainda estão longe do objetivo da campanha, com 75,29% e 76,44% de cobertura vacinal, respectivamente.

O médico e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, explicou a importância da prevenção de todos. “A vacina tem eficácia muito alta, seja para quem toma, seja para a população como um todo. Quando uma pessoa adoece, ela passa para as outras, e quando ela se protege, ajuda toda a população. Muitas vacinas chegam a ter imunização próxima de 100%”, disse.

Além das crianças de 6 meses a 4 anos e das grávidas, fazem parte do foco da campanha mães de recém-nascidos, professores, maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, jovens em cumprimento de medida socioeducativa, presos, trabalhadores da saúde e indígenas.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Básica de Saúde (UBS) do estado e é necessário levar um documento com foto e o cartão de vacinação. Em casos de doença crônica, é importante levar um documento relativo à situação do paciente.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), não há previsão de nova prorrogação da campanha.

A partir desta segunda-feira (25), caso haja disponibilidade, a vacina também será ofertada para as crianças de cinco a nove anos e adultos entre 50 e 59 anos. “No entanto, é importante que municípios continuem na busca ativa dos não vacinados pertencentes aos grupos prioritários”, afirmou a SES.

Belo Horizonte

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha também não será prorrogada em Belo Horizonte. Ainda há doses em estoque na capital mineira. De acordo com a secretaria, elas serão destinas às puérperas, às mulheres que não sabiam que estavam grávidas ao longo da campanha e à segunda dose das crianças.

Belo Horizonte atingiu a meta de vacinação. O dado mais recente da prefeitura é desta terça-feira (19), quando 94,4% do público-alvo havia sido vacinado.

(Por G1)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.