Governo de Minas se pronuncia sobre chuvas nas regiões do Jequitinhonha e Mucuri

Governo de Minas se pronuncia sobre chuvas nas regiões do Jequitinhonha e Mucuri

O Centro da cidade de Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, está alagado por causa do grande volume de chuvas na região (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Desde terça-feira (7/11) que os municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm sido dura e severamente atingidos por fortes chuvas que têm castigado diversas cidades da região, causando muitos estragos, prejuízos e até mortes.

Na tarde de quarta-feira (08/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para a região. O órgão orienta que os moradores desses municípios desliguem os aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia. Ainda segundo a nota do INMET, em caso de enxurrada ou inundação, é recomendável colocar documentos e objetivos de valor em sacos plásticos. Se houver alguma emergência, deve-se procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Diante de alguns episódios que até já podem ser classificados como tragédias em vários municípios, o Governo Estadual emitiu uma nota se pronunciando sobre as chuvas nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

Confira a íntegra da nota a seguir, em vermelho:

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instalou um sistema de comando de operações na região do Vale do Jequitinhonha para coordenar e auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas.

A Defesa Civil Estadual está atuando em diversas frentes, com a equipe da 15ª Regional de Defesa Civil e três equipes oriundas da Coordenadoria em Belo Horizonte que foram enviadas para atuar nas localidades.

Um caminhão com ajuda humanitária será enviado às cidades com cestas básicas, kits de higiene e kit-limpeza para fortalecer o atendimento aos atingidos pelas enchentes. Técnicos do DER-MG também foram acionados para auxiliar os municípios no plano de trabalho para reconstrução de pontes.

Em outra frente, agentes da Defesa Civil estadual estão auxiliando na elaboração de decreto de situação de emergência, contemplando todos os municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri afetados pelas chuvas desta semana, que visa agilizar os repasses de recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Ministério de Desenvolvimento Regional, em casos de desastres.

Sobre a situação de Fronteira dos Vales, onde uma adutora foi rompida e interrompeu o abastecimento da cidade, a Copanor, concessionária de água da região, realiza o reparo da adutora. Enquanto o trabalho não é concluído, caminhões pipa estão sendo enviados para abastecer a população.

(Fonte: Imprensa MG)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.