Conheça três explicações para ter um ‘déjà vu’

Conheça três explicações para ter um ‘déjà vu’

Por Mary Ribeiro

Há razões que podem explicar porque é que tem a sensação de já ter vivido um momento que está a viver pela primeira vez
Há razões que podem explicar porque é que tem a sensação de já ter vivido um momento que está a viver pela primeira vez

Sabe quando se está num lugar novo ou a ter uma conversa e de repente se tem aquela sensação de que já esteve ali ou que aquela conversa já aconteceu precisamente como está a acontecer? Chama-se ‘déjà vu’ e pode ser uma sensação bastante estranha.

‘Déjà vu’ é uma palavra francesa usada para classificar ‘algo já visto’ e, de acordo com um estudo realizado em 2003, duas em cada três pessoas já sentiram isto pelo menos uma vez na vida. Mas apesar de ser bastante comum ainda é pouco estudado. O site Health destaca três possíveis explicações que os investigadores apontam:

Já esteve num local semelhante. Os especialistas sugerem que este fenômeno pode se dar quando entra num local semelhante a outro onde já esteve no passado. Como quando entra num hotel cuja recepção tem móveis semelhante e uma disposição igual à entrada de outro hotel onde já esteve, por exemplo.

Viaja muito. Segundo os investigadores, as pessoas que viajam muito e que se conseguem lembrar dos sonhos têm mais tendência para ter ‘déjà vu’.

Passa-se algo com o seu cérebro. Alguns tipos de epilepsia, por exemplo, podem provocar a sensação de ‘déjà vu’ logo após uma convulsão. Pode ainda ser um sinal de que o seu cérebro não está a conseguir combinar várias informações.

Fonte: Notícias ao Minuto



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.