Como lidar com as crianças em caso de separação

Como lidar com as crianças em caso de separação

Por Mary  Ribeiro

Como lidar com as crianças em caso de separação
Como lidar com as crianças em caso de separação

Durante o crescimento e desenvolvimento dos filhos, tudo o que acontece no ambiente familiar é captado e tem um reflexo futuro, seja positivo ou negativo. Por isso é importante ensinar e educar sem prejudicar a autoestimados pequenos.

Os desafios comuns do dia a dia já exigem muita atenção, mas é preciso tomar cuidado redobrado ao lidar com as crianças em caso de separação. Nesse momento, é preciso pensar no bem-estar dos filhos e evitar que eles fiquem amedrontados e perdidos durante o processo.

O ideal é que as crianças sejam poupadas ao máximo do desgaste natural dos divórcios, mas que também haja sempre um diálogo para esclarecer a situação. Quando os pais decidem se separar, o correto é que ambos conversem com os filhos claramente para esclarecer dúvidas.

O apoio da mãe e do pai é indispensável para amenizar o medo e a insegurança comuns nessas ocasiões. Além de explicar exatamente como será a vida familiar a partir do divórcio, também é preciso escutar as angústias que as crianças sentem no momento para confortá-las.

Além disso, é preciso explicar onde e com quem a criança irá morar, esclarecendo sempre que ela continuará sendo filha do pai e da mãe, mesmo com a separação. Vale lembrar que a criança deve ser consultada antes de os pais decidirem com quem ela ficará, escolhendo o que será melhor para ela.

Os divórcios são sempre complicados, tanto para os pais quanto para os filhos, por isso, podem surgir dezenas de dúvidas. Caso você precise do acompanhamento de um profissional, procure um psicólogo.

Fonte: Blog Vale Saúde 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.