
— Por David Ribeiro Jr. —
A Câmara municipal de Teófilo Otoni voltou a se reunir em caráter oficial na noite de ontem (1/02), ocasião em que foi instalada a Legislatura 2021-2024, inicialmente presidida pelo vereador Fábio Lemes (Avante).
A primeira sessão/reunião foi tranquila, sem divergências entre os vereadores, e ocupando a maior parte do tempo para a definição dos ocupantes de cada uma das comissões permanentes da Casa — Não divulgaremos aqui a relação inicial das comissões e seus ocupantes, pois eventuais mudanças podem ocorrer até à divulgação oficial pela Mesa Diretora.
Líder do Governo
Através de ofício encaminhado à Casa pelo gabinete do prefeito Daniel Sucupira, foi nomeada como líder da bancada governista a vereadora Eliane Moreira de Aguilar (PT).
Cumprimentos
Antes de abrir oficialmente os trabalhos, o presidente da Casa, Fábio Lemes, fez questão de agradecer a todas as pessoas e entidades que encaminharam à Mesa Diretora da Câmara cumprimentos pela posse dos vereadores, eleição da Mesa Diretora e instalação da legislatura. Entre os muitos ofícios recebidos, Fábio Lemes fez questão de destacar o que foi encaminhado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres.
Eleição de Rodrigo Pacheco à Presidência do Senado
Fábio Lemes também fez questão de fazer um parêntesis na condução dos trabalhos para anunciar a eleição do senador mineiro Rodrigo Pacheco (Democratas) à Presidência do Senado. Rodrigo Pacheco é cidadão honorário de Teófilo Otoni, título que foi concedido por indicação dos vereadores Fábio Lemes e Gabriel Gusmão (Republicanos), e do ex-vereador Melquisedeque da Autoescola.
Nomes parlamentares
Outro ponto que chamou a atenção de quem acompanhou a reunião na Câmara pelas redes sociais foi a correção que alguns dos parlamentares fizeram sobre a maneira como querem ser tratados na Câmara Municipal. O vereador Américo Vicente, por exemplo, que está em seu segundo mandato parlamentar, lembrou que prefere ser tratado pelo nome como é mais conhecido: Paulinho de Dona Naná.
Por sua vez o vereador Diogo Ferreira, que a maioria chama de Dioguinho, disse que prefere ser chamado pelo nome que usou durante a campanha: Diogo Ferreira, e não Dioguinho. Outros dois vereadores também se pronunciaram sobre os seus nomes parlamentares a serem adotados: Ailton Ferreira Santos, que, a exemplo do que usou na campanha eleitoral, prefere ser chamado de Ailton de São Miguel do Pita; e o vereador Luiz Fernando de Oliveira, que também é conhecido como Cau Tenente, mas prefere realmente ser chamado de Luiz Fernando.
O vídeo com a transmissão na íntegra da sessão está disponível nas redes sociais da Câmara, e segue logo abaixo: