Baterias inteligentes e smartphones lideram preferência de consumidores em 2017

Baterias inteligentes e smartphones lideram preferência de consumidores em 2017

Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha aponta que telefones fixos, PCs e câmeras fotográficas serão supérfluos este ano

Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association, durante apresentação da Consumer Electronics Show, em Las Vegas (foto: CES/Divulgação )
Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association, durante apresentação da Consumer Electronics Show, em Las Vegas (foto: CES/Divulgação )

Baterias inteligentes, aquelas que não precisam de tomada, serão o item mais desejado dos consumidores em 2017. Este dado faz parte de uma pesquisa encomendada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) ao Instituto Datafolha, cujos resultados foram divulgados em meio à Consumer Electronics Show (CES), maior evento de eletrônicos de consumo, que termina no dia 8, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O estudo também mostra que os smartphones serão o item mais influente no cotidiano das pessoas este ano, pelo menos para 35% dos entrevistados, especialmente para os mais jovens. No quesito sobre regiões do Brasil, há pequenas variações sobre o smartphone: 39% optaram pelo dispositivo na Região Sul, 36% no Nordeste, 34% no Sudeste 29% no Centro-Oeste e Norte. Porém, em todas elas as tendências são as mesmas.

Baterias inteligentes vieram em segundo lugar (33%), seguidas pela tecnologia mais inteligente para a segurança doméstica (30%), carros inteligentes com wi-fi, GPS, controle remoto de fábrica (23%), veículos elétricos, tablets, robôs para uso pessoal em tarefas cotidias e impressoras 3D.

Um resultado curioso se verificou no item sobre jogos de realidade aumentada: embora na contagem geral tenham obtido 11% das indicações, na faixa de entrevistados entre 16 e 24 anos essa cifra duplicou (22%).

Entre os itens supérfluos, a pesquisa aponta telefones fixos (em residência ou escritório), computadores de mesa e câmeras fotográficas digitais, nesta ordem. Segundo o IEEE, esses três itens podem estar associados ao uso cada vez maior dos celulares, hoje capazes de substituir todas essas funções em um só aparelho, com alto padrão de qualidade.

ENTENDA A PESQUISA
O estudo é quantitativo e foi feito em espaços de alto fluxo de pessoas com idade superior a 16 anos, de todas as classes sociais. Foram entrevistadas 2.068 pessoas de 24 e 28 de novembro, em 130 municípios distribuídos por todo o Brasil.

A metodologia foi a de múltipla escolha e os entrevistados podiam selecionar mais de uma alternativa como resposta.

Itens que serão influentes em 2017:

1 – Smartphones – 35%
2 – Baterias inteligentes – 33%
3 – Tecnologia mais inteligente para segurança doméstica – 30%
4 – Carros mais inteligentes (com wi-fi, GPS, controle remoto e etc de fábrica) – 29%

5 – Veículo elétrico – 23%

 Itens que serão supérfluos em 2017:

1 – Telefone fixo – 36%
2 – Computador de mesa – 29%
3 – Câmeras digitais – 24%
4 – Retorno das câmeras fotográficas analógicas – 19%
5 – Animais virtuais de estimação – 19%

(Estado de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.