Pimentel defende participação popular durante Fórum Regional em Teófilo Otoni

Pimentel defende participação popular durante Fórum Regional em Teófilo Otoni

Governador anunciou também a retomada das obras do Hospital Regional do município e de pavimentação da rodovia ligando Água Boa a Malacacheta

O governador Fernando Pimentel discursa durante a solenidade de instalação do Fórum Regional do Mucuri, em Teófilo Otoni (foto: Wellington Pedro | Imprensa MG)
O governador Fernando Pimentel discursa durante a solenidade de instalação do Fórum Regional do Mucuri, em Teófilo Otoni (foto: Wellington Pedro | Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reforçou nesta terça-feira (23/6), durante a abertura do Fórum Regional de Governo no Território Mucuri, em Teófilo Otoni, a necessidade de se regionalizar as políticas públicas do governo estadual, incentivando a participação popular no desenvolvimento das ações.

“Não podemos escolher aleatoriamente as prioridades de cada região. Não podemos, lá de Belo Horizonte, pensar em fazer uma praça ou uma estrada aqui. Vamos para a região, vamos ouvir as pessoas. Por isso, a importância da participação de todos, primeiro para definir as prioridades, depois para definir o formato das políticas públicas. Nós temos de ter políticas públicas regionalizadas”, destacou.

O Território de Desenvolvimento Mucuri, o terceiro instalado do total de 17 fóruns (antes, aconteceram os de Montes Claros e Araçuaí), é integrado por 29 municípios, divididos em três microterritórios: Águas Formosas, Nanuque e Teófilo Otoni.

O governador Pimentel posa, à direita, com o prefeito Getúlio Neiva e o presidente da Câmara, vereador Northon Neiva. À direita abraça o seu grande amigo pessoal, o vereador e médico Dr. Samir (fotos: Paraíba)
O governador Pimentel posa, à direita, com o prefeito Getúlio Neiva e o presidente da Câmara, vereador Northon Neiva. À direita abraça o seu grande amigo pessoal, o vereador e médico Dr. Samir (fotos: Paraíba)

O principal objetivo do fórum, como ressaltou o governador, é oficializar e garantir a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada um dos territórios será convidada periodicamente para reuniões para a discussão dos problemas e soluções. Esses encontros irão subsidiar o planejamento e as ações do governo a partir do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Pimentel destacou, ainda, a mudança do modelo de gestão adotado pelo atual governo. “Seis meses é pouco para mudar, mas é suficiente para mudar de atitude, de modelo, de comportamento. É suficiente para deixar a distância de lado e buscar a proximidade. Para trocar a escuridão pela transparência. Para eliminar o afastamento e buscar a participação e o encontro das pessoas. Para deixar de lado a intransigência e usar o diálogo como forma de resolver os problemas. E, principalmente, substituir o desprezo pela consideração. Todo cidadão e cidadã merece ser considerado”, afirmou.

Hospital Regional

Ainda durante o evento, Pimentel anunciou a retomada de duas importantes obras para a região. A primeira é a retomada, em julho, das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni. A segunda é a assinatura da ordem de serviço da obra de construção do trecho entre os municípios de Água Boa e Malacacheta. O governador ainda assinou a liberação de investimentos de R$ 2,98 milhões da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) na região.

O secretário de Governo, Odair Cunha, ressaltou o compromisso do governo em transformar a participação popular em política de estado. “Temos de democratizar a política. Queremos fazer que o governo esteja presente visivelmente na vida das pessoas”, afirmou.

Participação

A instalação do Fórum Regional de Governo – Território Mucuri contou com a participação do vice-governador Antônio Andrade, secretários de Estado, diretores de empresas e autarquias, deputados, prefeitos, vereadores e líderes de diversos movimentos sociais da região.

O governador Pimentel posa com prefeitos e outras lideranças regionais (à esquerda), e à direita recebe das mãos do prefeito Dr. Branco, de Fronteira dos Vales, um manifesto em favor da revisão da Lei Robin Hood
O governador Pimentel posa com prefeitos e outras lideranças regionais (à esquerda), e à direita recebe das mãos do prefeito Dr. Branco, de Fronteira dos Vales, um manifesto em favor da revisão da Lei Robin Hood (foto: Paraíba)

O prefeito de Santa Helena de Minas, Arthur Rodrigues da Silva, comemorou a instalação do fórum na região. “Essa é uma iniciativa maravilhosa, de se unir em torno do Vale do Mucuri. Precisamos dessa atenção especial e mais perto do município. Precisamos nos unir cada vez mais”, disse.

Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e membro do Quilombo Santa Cruz, em Ouro Verde de Minas, Maria Alves de Souza acredita que os fóruns serão importantes na construção de novas políticas sociais. “Esse é um momento muito importante para o Vale do Mucuri. Nós estamos aqui consolidando um processo no qual a gente acreditou durante muito tempo. Um momento que se fundamenta na luta das pessoas, dos movimentos sociais e sindicais, dos grupos não organizados, de pessoas que sonham poder viver, ter dignidade, liberdade e construir sua própria autonomia”, disse.

Um dos avanços, segundo ela, foi a criação da secretaria de Desenvolvimento Agrário.

O deputado estadual Neilando Pimenta, que representou a Assembleia Legislativa no fórum, ressaltou a importância da parceria entre os poderes e a população, dando “voz e vez” às regiões. “É um diálogo aberto, criando um ambiente de intensa participação popular”, disse.

O governador Pimentel posa entre estudantes e outros membros de comitivas participantes do fórum (foto: Wellington Pedro | Imprensa MG)
O governador Pimentel posa entre estudantes e outros membros de comitivas participantes do fórum (foto: Wellington Pedro | Imprensa MG)

 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.