TSE analisa nesta quarta-feira posts sobre Flávio Bolsonaro e Nossa Senhora Aparecida

TSE analisa nesta quarta-feira posts sobre Flávio Bolsonaro e Nossa Senhora Aparecida

Julgamento ocorre no plenário virtual após acordo entre os presidentes do TSE e do STF para que o caso seja tratado pela Justiça Eleitoral

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin e Kassio Nunes Marques – Foto: Victor Piemonte e Luiz Silveira/STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar nesta quarta-feira (30) a decisão que determinou a retirada de publicações relacionadas a Flávio Bolsonaro (PL) e a Nossa Senhora Aparecida. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e foi pautado pelo presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques.

A controvérsia envolve conteúdos que associavam o candidato à Presidência a uma suposta intenção de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. Flávio Bolsonaro nega a informação e acionou a Justiça Eleitoral para pedir a remoção das publicações.

Caso chegou ao STF após decisões divergentes

A decisão inicial foi tomada pelo ministro André Mendonça, do TSE, que determinou a retirada dos conteúdos e estabeleceu multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento. A ordem também alcançou publicações semelhantes que relacionassem Flávio Bolsonaro ao suposto projeto envolvendo Nossa Senhora Aparecida.

O caso ganhou novos capítulos depois que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão de Mendonça e autorizou novamente a circulação de determinadas publicações. Dino argumentou que a postagem analisada não citava nominalmente Flávio Bolsonaro e destacou a proteção à liberdade de expressão e religiosa.

Na sequência, o ministro Luiz Fux suspendeu a decisão de Dino e restabeleceu os efeitos da determinação de Mendonça até que o plenário do STF analisasse a questão.

Presidentes de TSE e STF conversaram

A inclusão do processo na pauta do TSE ocorreu depois de uma conversa entre Nunes Marques e o presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Fachin decidiu não incluir o caso na sessão do Supremo desta quarta-feira, que ficou reservada para processos que já estavam previamente agendados. Com isso, não há, até o momento, data definida para que o STF analise o episódio.

Segundo a Itatiaia, os presidentes das duas Cortes concordaram que a questão deveria ser tratada inicialmente pela Justiça Eleitoral. A medida ocorreu depois de Nunes Marques enviar um ofício a Fachin manifestando preocupação com possíveis sobreposições entre as competências do STF e do TSE.

Ofício apontou preocupação com competência do TSE

No documento, Nunes Marques afirmou haver preocupação com episódios que, na avaliação dele, poderiam representar sobreposição de competências e afetar a atuação da Justiça Eleitoral durante o período eleitoral.

O presidente do TSE também argumentou que decisões divergentes em meio à campanha, especialmente diante dos prazos reduzidos do calendário eleitoral, podem gerar insegurança jurídica e dificultar a aplicação uniforme das regras. 

O julgamento desta quarta-feira poderá definir a posição do TSE sobre a decisão de André Mendonça e, consequentemente, sobre a permanência ou retirada das publicações que motivaram a disputa judicial. A votação ocorre poucos dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para domingo (4).

(Com informações da CNN Brasil)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.