Ipatinga vai fechar comércio pela segunda vez. Mas todos podem funcionar com delivery

Ipatinga vai fechar comércio pela segunda vez. Mas todos podem funcionar com delivery

De acordo com o prefeito Nardyello Rocha (Cidadania), a medida visa evitar um lockdown no município. Além disso, serão instaladas quatro barreiras sanitárias

Comércio de Ipatinga será fechado por causa da pandemia — Foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania), informou nesta segunda-feira (1º) que o comércio será fechado pela segunda vez. De acordo com o Chefe do Executivo, a medida será válida até 11 de junho e visa evitar um lockdown no município. O decreto deve ser publicado nesta terça-feira (2).

Segundo Nardyello, todos os estabelecimentos poderão funcionar como delivery. Nos bares e restaurantes, está permitida a retirada no local.

“Vamos deixar abertos somente aqueles que são essenciais. Todos aqueles que fazem parte da lista de essenciais do decreto Federal, serão permitidos na cidade de Ipatinga. Obviamente, terão que obedecer às restrições, regulamentações e, acima de tudo, fiscalização”, disse o prefeito.

O comércio da cidade foi reaberto no dia 8 de abril funcionando durante seis horas por dia de segunda à sexta-feira, e aos sábados apenas quatro horas. Os shoppings, bares, restaurantes, feiras e academias – que na época não era considerada essencial –, não foram reabertos.

Com o aumento significativo no número de casos confirmados, a prefeitura definiu que os comércios deveriam funcionar em três dias da semana até o dia 8 de junho. Quase uma semana depois, o município decidiu por fechar os estabelecimentos.

O prefeito ainda anunciou a criação de quatro barreiras sanitárias no município a partir desta quinta-feira (4). Segundo ele, equipes técnicas irão medir a temperatura e avaliar as condições de saúde daqueles que moram em outras cidades e precisam ir para a cidade.De acordo com a prefeitura, a ação não irá bloquear a entrada e saída de pessoas do município.

Covid-19 em Ipatinga

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, o município tem 29 leitos de UTI ocupados dos 30 disponíveis para Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já dos 65 leitos de enfermaria, 37 estão ocupados. Segundo a secretária de Saúde do município, Érica Dias, 100% dos leitos de UTI do Hospital Municipal estão ocupados.

(Com informações de G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.