Deputado estadual Antônio Jorge critica atraso nas obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni

Deputado estadual Antônio Jorge critica atraso nas obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni

A crítica do parlamentar foi feita em entrevista concedida ao Portal Minas Repórter durante seminário promovido na noite desta quinta-feira, 22, na Câmara Municipal

A crítica do deputado foi feita durante seminário sobre “os desafios do SUS” na Câmara Municipal (foto: SANTHAR/minasreporter.com)

TEÓFILO OTONI — Na noite de ontem, quinta-feira (22/06), o deputado estadual Antônio Jorge Marques (PPS) esteve em Teófilo Otoni para ministrar um seminário sobre os desafios do SUS com enfoque na situação da saúde pública no Estado de Minas Gerais e, de forma mais específica, em nossa região.

Durante o encontro, o parlamentar, que é médico-psiquiatra de formação, ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais e membro da Comissão da Saúde da Assembleia de Minas Gerais, disse que, atualmente, a crise na saúde pública é a maior preocupação do cidadão brasileiro e mineiro. Segundo Antônio Jorge, talvez a preocupação com o desemprego e a crise política esteja crescendo acentuadamente, mas, ainda assim, nada se compara à preocupação do povo para com a crise na saúde. Para acabar com esse caos, defende o deputado, é preciso um enfrentamento mais enérgico por parte das autoridades para com os reais problemas da saúde, bem como um estímulo às práticas de saúde pública que possam trazer resultados mais positivos.

Hospital Regional de Teófilo Otoni
Ainda durante a sua entrevista ao minasreporter.com o deputado Antônio Jorge foi enfático em criticar a indiferença do atual Governo do Estado para com relação ao Hospital Regional de Teófilo Otoni. “Quando eu deixei a Secretaria de Estado da Saúde”, disse o parlamentar, “tínhamos mais de 50% das obras concluídas. De lá para cá as obras não avançaram e o hospital está praticamente do mesmo jeito que deixamos. Eu até entendo que o [atual] Governo possa alegar que está difícil, que estamos em crise, mas é preciso dar prioridade àquilo que é prioridade”, defendeu ainda o deputado, que continuou: “É lógico e evidente que o Hospital Santa Rosália, sozinho, não tem condições de absorver toda a demanda da saúde pública regional, como ocorre hoje. Foi por isso que tivemos, quando fui secretário, a preocupação em idealizar, criar e começar a execução do Hospital Regional, com mais de 400 leitos, 55 leitos de UTIs… enfim! O Hospital Regional é uma prioridade e deve ser encarado como prioridade por parte dos gestores públicos”, finalizou.

Importância do seminário
O vereador José Roberto Cajaíba (PPS), que foi o articulador do seminário que contou com a presença do deputado Antônio Jorge em nossa cidade, disse que entre os muitos desafios da saúde pública, atualmente, está a preocupação com a saúde preventiva. Segundo o vereador, não se pode mais apenas atuar no combate às consequências de doenças e problemas da saúde pública. “É preciso investir em ações que previnam esses problemas, esses males e essas doenças. É preciso mudar o paradigma e tornar a gestão da saúde pública mais efetiva em atender às reais necessidades da população”, afirmou o vereador.

Confira, a seguir, em slideshow, alguns flagrantes do seminário colhidos pela lente do minasreporter.com:

O evento foi promovido pelo vereador José Roberto Cajaíba (PPS) foi o organizador do evento e presidente da Mesa (foto: SANTHAR/minasreporter.com)
Médicos e outras autoridades da saúde pública local e regional prestigiaram o evento na Câmara Municipal (foto: SANTHAR/minasreporter.com)
Alguns vereadores prestigiaram o seminário. Entre eles: Northon Neiva (PMDB) em primeiro plano; Paulinho de Dona Naná (PTB), imediatamente à sua esquerda, na foto; Marcinho da Serraria (PSC) e Taquim da Sucam (PTB) logo atrás (foto: SANTHAR/minasreporter.com)
O empresário Rômulo Maciel, diretor-executivo da Viação Vale do Mucury, prestigiou o seminário na Câmara Municipal (foto: SANTHAR/minasreporter.com)
Estudantes, especialistas e outras pessoas interessadas no tema saúde pública também compareceram à Câmara Municipal para prestigiar o seminário (foto: SANTHAR/minasreporter.com)

Também estiveram presentes ao encontro médicos, autoridades ligadas à saúde em Teófilo Otoni e região, lideranças políticas. Os Taquim da Sucam (PTB), Marcinho da Serraria (PSC), Paulinho de Dona Naná (PTB) e Northon Neiva (PMDB). Northon, que é ex-presidente da Casa, disse ao minasreporter.com que a presença do deputado Antônio Jorge em Teófilo Otoni é muito importante porque, tendo em vista toda a sua experiência em saúde pública, pode ajudar a diagnosticar problemas da saúde em nossa cidade e região e apontar soluções para o enfrentamento desses mesmos problemas.

Seminário contra as drogas
Está prevista para a noite de hoje, sexta-feira (23/06), a partir das 19:00h da manhã, um novo seminário com a presença do deputado Antônio Jorge na sede social do Automóvel Clube de Teófilo Otoni para discutir o combate ao uso de drogas entre os jovens e adolescentes. A entrada é livre.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.