Cruzeiro precisa de placar raro em 2016 para evitar 4ª ausência na final do Mineiro em 7 anos

Cruzeiro precisa de placar raro em 2016 para evitar 4ª ausência na final do Mineiro em 7 anos

Equipe celeste não fica fora do Estadual por dois anos seguidos desde os anos 1960.

Ficar fora da final do Campeonato Mineiro parece ser algo inimaginável pelos torcedores cruzeirenses. No entanto, o risco de isso acontecer pela quarta vez em sete anos ficou factível depois da derrota para o América por 2 a 0, nesse sábado, no Independência. Agora, o time comandado por Deivid precisa de vitória por dois ou mais gols de diferença na partida de volta, no Mineirão, para eliminar o Coelho. E esse placar tem sido raro para a equipe celeste em 2016.

Nos 15 jogos disputados por Primeira Liga e Campeonato Mineiro, o Cruzeiro atingiu diferença necessária para superar o América em apenas duas oportunidades, ambas pelo Estadual. Na primeira fase, o time celeste goleou o Uberlândia por 3 a 0, no Mineirão. Também no Gigante da Pampulha, a Raposa derrotou o Guarani por 2 a 0. Todas as outras oito vitórias foram por diferença de um gol.

Repetição não acontece desde a década de 1960

Se não conseguir derrotar o América por pelo menos dois gols, o Cruzeiro ficará fora da final do Campeonato Mineiro pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, o time celeste caiu nas semifinais diante do Atlético, que bateu a Caldense na decisão.

Não ser ao menos vice-campeão estadual em duas temporadas consecutivas é algo raro na história do Cruzeiro. Isso não acontece desde a década de 1960. Em 1963, o Atlético ergueu a taça, enquanto o Democrata de Sete Lagoas ficou em segundo. No ano seguinte, o Siderúrgica, de Sábará, foi o campeão. O vice-campeão daquela edição foi o América.

No início da década passada, o Cruzeiro também esteve fora das duas primeiras colocações por duas edições consecutivas do Estadual. Todavia, as equipes da capital não disputaram o Campeonato Mineiro de 2002, vencido pela Caldense, em decisão contra o Ipatinga. Naquela temporada, o time celeste foi campeão do Supercampeonato Mineiro, que incluiu Cruzeiro, Atlético, América, Caldense e Mamoré. Já em 2001, o América superou o Atlético na decisão.

Ausências recentes

O Cruzeiro luta agora para não ficar ausente da final pela quarta vez em sete anos. Antes de 2015, quando caiu diante do Atlético, o time celeste não disputou as decisões de 2012 e 2010.

Há quatro anos, o Cruzeiro foi eliminado pelo América nas semifinais. O Coelho acabou derrotado pelo Atlético na final. Já em 2010, o time celeste parou no Ipatinga na fase anterior à final, que teve vitória do Galo sobre a equipe do Vale do Aço.

(Superesportes)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.