Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reúne para discutir terceirização da UPA

Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reúne para discutir terceirização da UPA

Vereadores e médicos discutem, em reunião na Câmara, a anunciada intenção da Administração Municipal de terceirizar a gestão da UPA e do Hospital Bom Samaritano
Vereadores e médicos discutem, em reunião na Câmara, a anunciada intenção da Administração Municipal de terceirizar a gestão da UPA e do Hospital Bom Samaritano

TEÓFILO OTONI — Na noite de quarta-feira (26/04), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reuniu com alguns médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Bom Samaritano para discutir e avaliar conjuntamente a anunciada intenção do Executivo Municipal de terceirização da gestão dos dois estabelecimentos.

Comparecimento
Estiveram presentes os vereadores Fábio Lemes (PTdoB), presidente da Casa, Taquim da Sucam (PTB), Vânia Resende (PSC), José Roberto Cajaíba (PPS), Filipe Costa (PSD), além de alguns médicos convidados.

Preocupação
A vereadora Vânia Resende, ouvida pelo minasreporter.com, disse que tem bastante receio de que a possível terceirização traga prejuízos para os servidores que estão lotados nestes estabelecimentos. Segundo Vânia, este é um processo [a terceirização] que não pode ser feito sem que todos os envolvidos e atingidos por suas consequências sejam ouvidos para darem a sua opinião e também para discutir sobre os reflexos da medida, até mesmo para a saúde do município.

Entendimento
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Lemes, disse que a reunião foi muito produtiva. Segundo ele, foram os próprios médicos que procuraram os vereadores trazendo esta preocupação com a possível terceirização — principalmente por receio de que o Bom Samaritano, por exemplo, seja entregue ao grupo que o geria anteriormente —, embora, Segundo Lemes, a Comissão de Saúde já estivesse a par da situação, e os vereadores até já haviam conversado sobre o assunto internamente. O presidente explicou, ainda, que, na reunião, ficou acordado que será solicitada uma reunião com o prefeito Daniel Sucupira e com o vice, Dr. José Roberto Corrêa, que responde pela Secretaria Municipal de Saúde, para discutir com eles como pretendem dar prosseguimento a esta intenção inicial.

Desdobramentos
Ainda na reunião desta quarta-feira foram discutidos outros dois pontos importantes:

  1. A demora no atendimento da UPA, deixando muitas vezes os pacientes aguardando até mesmo para poderem passar pela triagem inicial;
  2. A questão das cirurgias eletivas do Município, cuja falta, ou mesmo redução, acaba acarretando muitos prejuízos para a população, o que tem preocupado os vereadores, que querem uma solução junto à Prefeitura.

(Por David Ribeiro Jr.)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.