Sementes doadas com apoio de Neilando Pimenta são cultivadas em Machacalis

Sementes doadas com apoio de Neilando Pimenta são cultivadas em Machacalis

Agricultores familiares da Comunidade Rural Esperança do Vale se orgulham do plantio

No início do ano mais de 100 famílias moradoras da zona rural do município de Machacalis, no Vale do Mucuri, receberam 1 tonelada e meia de sementes de feijão e milho para o plantio em suas comunidades. O benefício foi possível por meio do apoio do deputado estadual Neilando Pimenta (PP) junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Hoje, a realidade destes produtores rurais é um cultivo de encher os olhos, com colheita programada para os próximos meses de julho e agosto.

Plantio de feijão e milho em Machacalis-Alexandre Rodrigues, técnico da Emater

Na ocasião da doação das sementes, Machacalis foi um dos 258 municípios beneficiados que compõem a área de atuação do sistema Sedinor/Idene. Ao visualizar o crescimento das sementes e os terrenos cultivados, entendemos ainda mais a importância de fazer parte desta iniciativa. Vamos continuar empenhados para apoiar os produtores e incentivá-los para a produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos”, afirmou Neilando Pimenta.

Além das sementes para o plantio, as famílias residentes na área rural também receberam orientação técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) para o melhor desempenho de suas lavouras. Em Machacalis, o responsável é o profissional Alexandre Rodrigues.

Um ótimo exemplo no município é a Comunidade Rural Esperança do Vale, que afirmou ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Amador, estar muito contente com o suporte recebido. “É gratificante ver o fruto de um trabalho em prol dos nossos agricultores familiares. Estive na Comunidade Rural Esperança do Vale para abordar sobre o Programa Brasil Sem Miséria e deparei com uma grande lavoura de milho e feijão. Em breve eles venderão suas produções e estão muito felizes e agradecidos, em especial, ao deputado que não mediu esforços para serem contemplados”, disse o secretário.

Para o prefeito de Machacalis, Mauro Roberto Francisco Batista, a comercialização dos produtos cultivados é um dos fatores que mais motiva os agricultores, que ainda têm a autoestima levantada. Nesta semana, o município assinou um Termo de Cooperação Técnica para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Termo de Adesão Estadual, o que colabora com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalece a agricultura familiar.

Plantio de feijão e milho em Machacalis

As famílias poderão vender o que produziram na feira livre da praça, no Centro, junto ao comércio local e por meio do PAA, que é de fundamental importância para a cadeia produtiva. O Programa resulta no fortalecimento da agricultura familiar com geração de renda e emprego. A adesão de Machacalis vai resultar em uma qualidade de vida melhor para todos. É também a valorização do plantio sem agrotóxicos”, resumiu o prefeito.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.