Sebastião Quintão, do PMDB, é eleito prefeito de Ipatinga

Sebastião Quintão, do PMDB, é eleito prefeito de Ipatinga

Com 100% das urnas apuradas, peemedebista tem mais de 68.810 votos. Ele já foi prefeito em duas oportunidades, em 2004 e 2008.

Candidato a prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), votou com a filha no colo (Foto: Patrícia Belo/ G1)
Candidato a prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), votou com a filha no colo (Foto: Patrícia Belo/ G1)

Sebastião Quintão (PMDB) foi eleito o novo prefeito de Ipatinga neste domingo (2). O candidato de 72 anos registrava mais de 68.810 votos válidos até a publicação desta matéria, com 100% das urnas já apuradas. Confira a apuração completa.

Quintão, que já foi prefeito nos pleitos de 2004 e 2008, registrou 54% dos votos na cidade; Cecília Ferramenta, atual prefeita e candidata à reeleição, aparece como segunda colocada, com 19.875 votos.

A vitória marca o retorno do PMDB à Prefeitura Ipatinga, após sete anos. Desde então, se seguiram as gestões de Robson Gomes e Cecília Ferramenta. Na disputa pela prefeitura Sebastião Quintão representou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), na coligação “União e amor a Ipatinga”, com mais 8 partidos PV, PTC, PSC, PSDB, PRB, PSDC, PHS e PROS.

Sebastião Quintão
Sebastião Quintão é filho de Dona Eli Dias Quintão e de Manuel de Oliveira Barros e é de uma família de mais 9 irmãos. Sebastião Quintão nasceu em Marliéria em 20 de janeiro de 1944 e veio morar em Ipatinga em 1965, onde teve a oportunidade de estudar e trabalhar.

Já em Ipatinga, Sebastião fez o ginasial em escola pública, no Colégio João XXIII. O científico ele cursou no Colégio São Francisco Xavier, onde posteriormente trabalhou como secretário e professor. Foi também secretário e vice-diretor da Escola Estadual João XXIII. Lecionou em várias instituições municipais. Quintão é formado em Direito e Pedagogia (Administração).

Em 1970, Sebastião Quintão já dava os primeiros passos na política. Foi candidato a vereador em Ipatinga, ficando então na suplência. Por aquela época, presidiu o Conselho da Igreja Cristo Rei, no Centro. Nesta mesma época, o candidato participou ativamente da criação da Comarca de Ipatinga e da implantação dos serviços telefônicos na cidade. Sebastião Quintão já foi prefeito de Ipatinga, cargo que lhe foi confiado pela população em 2004.

Em entrevista ao G1, o prefeito eleito agradeceu os votos e prometeu trabalhar e ouvir os adversários. “Quero agradecer ao povo, aos eleitores, as lideranças, o meu vice Jésus Nascimento, a minha esposa, filhos, netos. A todos companheiros que caminharam comigo nesta eleição. Estou indo para luta com todo vigor de uma juventude e com a unção do espírito santo. Nós estamos recebendo essa cidade com amor. Quero ouvir todos os segmentos desse cidade, até mesmo os nossos adversários, porque ninguém consegue ser tão ruim que não tenha nada a oferecer. Por mais que diverge os pensamentos das pessoas, acredito que ela tenha algo para contribuir com o novo governo. Ipatinga será conhecida como a cidade do amor, do abraço”, disse.

Resultado completo:
Sebastião Quintão (PMDB): 54% (68.810 votos)
Cecília Ferramenta (PT): 15,60% (19.875 votos)
Daniel Cristiano (PCB): 13,44% (17.128 votos)
Roberto Carlos (PT do B): 11,75% (14.976 votos)
Dr. Eduardo (PSB): 4,70% (5.994 votos)
Robinson Ayres (PSOL): 0,50% (643 votos)

(G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.