Northon Neiva propõe o “SOS VERDE”, um número de telefone para denunciar crimes ambientais

Northon Neiva propõe o “SOS VERDE”, um número de telefone para denunciar crimes ambientais

O vereador Northon Neiva (MDB), sempre antenado nos problemas sociais de Teófilo Otoni, tem prestado especial atenção à questão do meio ambiente. Em junho do ano passado (2017), por ocasião das comemorações do Dia do Meio Ambiente, Northon apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal um projeto onde cria e institui o SOS VERDE.

O projeto do vereador Northon Neiva consiste em disponibilizar um número de telefone, chamado de SOS VERDE, para que a população possa denunciar crimes ambientais em território teófilo-otonense (foto: Reprodução)

O projeto consiste em disponibilizar um número de telefone específico para que a população possa denunciar crimes ambientais na área do território teófilo-otonense.

“Na esfera do Município nós não temos um número, nos moldes disque-denúncia, para que a população possa ligar e apresentar relatos de crimes ambientais”, explica Northon Neiva, ao justificar o seu projeto. E ele continua: “Existe um serviço assim em âmbito estadual e federal, mas, dependendo do crime denunciado, até que as pessoas que receberam a denúncia a encaminhem para a cidade, o problema pode às vezes ter tomado uma dimensão da qual não se possa mais resolvê-lo; daí a necessidade de Teófilo Otoni ter o seu próprio serviço de disque-denúncia ambiental para que possamos mapear essas denúncias no momento em que surgirem na cidade. Assim, o CODEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) e a Secretaria de Meio Ambiente poderão atuar nessas denúncias com a urgência que elas requerem”, salienta o vereador

Quanto ao título do projeto — SOS VERDE —, Northon explicou, ainda, que quando você chama um serviço de disque-denúncia, para qualquer área ou abordagem, cria-se na população um sentimento negativo, um certo temor, com relação ao ato de denunciar. “Quando você institui um nome mais popular como SOS VERDE, como proponho, tem-se mais chances de as pessoas participarem. Com um nome assim é mais fácil conscientizar os cidadãos de que, ao ligarem para relatar quaisquer ocorrências de crimes ambientais, só estarão fazendo a sua obrigação cívica”, reitera o vereador.

Northon fez questão de deixar claro que o seu projeto não traz nenhuma despesa para o Município. Segundo ele “a Secretaria de Meio Ambiente já dispõe de toda a estrutura necessária sem precisar investir em mais nada. Ali há pessoal, linha telefônica disponível. Enfim, só é necessário que o serviço seja instituído e que a Prefeitura utilize dos espaços publicitários que já dispõe junto aos veículos de comunicação para divulgar o SOS VERDE”, concluiu.

(Fonte: Assessoria do Vereador Northon Neiva)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.