No embalo de Fred, Atlético goleia o América e assume liderança isolada do Mineiro

No embalo de Fred, Atlético goleia o América e assume liderança isolada do Mineiro

Com três gols e uma assistência, atacante comanda vitória no Mineirão

Fred comemora primeiro gol no Mineirão: atuação inspirada e vitória confirmada só no fim da partida (foto: SUPERESPORTES)
Fred comemora primeiro gol no Mineirão: atuação inspirada e vitória confirmada só no fim da partida (foto: SUPERESPORTES)

Vicente Ribeiro / Superesportes

O Atlético levou a melhor no primeiro clássico do Campeonato Mineiro. Com atuação inspirada do artilheiro Fred, o Galo goleou o América por 4 a 1, neste domingo, no Mineirão, manteve o aproveitamento de 100% e assumiu a liderança isolada. O centroavante balançou as redes três vezes diante do ex-clube e deu assistência para o gol de Maicosuel, enquanto Hugo Almeida diminuiu.

O Atlético chegou aos 12 pontos e aproveitou o empate do Cruzeiro diante da URT (1 a 1), no sábado, para assumir a ponta do Estadual de forma isolada. Já o América parou nos cinco pontos e, como castigo, despencou na classificação. O Coelho, que já estava fora do G4 antes do clássico, caiu da quinta para a sétima posição. Foi ultrapassado pela Caldense, que pulou para sexto, e também pelo Tombense, que bateu o Uberlândia e apareceu em quarto lugar.

Apesar do placar elástico, o clássico foi equilibrado e o América deu trabalho ao Atlético em grande parte do jogo. Mas o time alvinegro foi mortal nos contra-ataques, emplacou dois gols no fim e transformou uma vitória apertada em goleada, para desolação dos americanos depois da partida. Fred foi o nome do jogo e assumiu a artilharia do Estadual, com cinco gols, superando o companheiro Danilo e o cruzeirense Ábila, ambos com três.

O jogo
O clássico começou em ritmo quente, aproveitando o clima do bloquinho de carnaval Galo Doido, que agitou a entrada dos torcedores alvinegros no Mineirão, antes de a bola rolar. O América encarou o Atlético e obrigou o goleiro Giovanni a trabalhar em chute de Ernandes, de fora da área. Com marcação firme, o Coelho não dava espaço ao adversário, que tinha dificuldade para sair jogando e organizar lances a partir do meio-campo.

Além disso, Renan Oliveira se posicionou aberto pela direita, impedindo os avanços de Fábio Santos pelo ataque. Com pouco espaço, o Galo ameaçou na individualidade. Fred fez boa jogada e João Ricardo salvou com o pé. No entanto, aos 26min, um lance mudou a história do primeiro tempo. Otero escapou pela direita e cruzou. A zaga aliviou e a bola sobrou para Fred. O artilheiro não perdoou e mandou para as redes: 1 a 0.

O gol diminuiu o ímpeto do América de atacar e buscar os contragolpes. O Coelho não foi mais o mesmo, e o Atlético por muito pouco não ampliou. Otero acertou o travessão de João Ricardo em bela cobrança de falta. O Galo aumentou o volume de jogo, aproveitando que a marcação do rival afrouxara. Mas o placar ficou mesmo com a vantagem mínima alvinegra.

O América voltou para o segundo tempo com o objetivo de manter a postura do início da partida. Começou marcando firme a saída de bola do Galo, mas ainda assim foi novamente vazado. Aos 11, Fábio Santos cruzou na medida e Fred, sempre bem posicionado, cabeceou para as redes: 2 a 0. A impressão era de que o clássico poderia se transformar em goleada. Só que Hugo Almeida recolocou o Coelho na partida ao diminuir o placar, aos 14, depois de boa jogada de Gustavo Blanco, pela direita: 2 a 1.

Artilheiro decisivo
O técnico Roger Machado, que chamou a atenção dos jogadores com o primeiro gol sofrido pelo Galo no Estadual, aproveitou para fazer duas alterações de uma vez. Aos 21, Robinho estreou na temporada, substituindo Cazares, para festa da torcida. Outra mudança foi a saída de Danilo, que teve atuação discreta, para entrada de Maicosuel. Do lado americano, Marion ocupou lugar de Gérson Magrão.

Robinho entrou no segundo tempo e contribuiu para o terceiro gol de Fred: alegria da dupla e da torcida (foto: SUPERESPORTES)
Robinho entrou no segundo tempo e contribuiu para o terceiro gol de Fred: alegria da dupla e da torcida (foto: SUPERESPORTES)

O América ganhou fôlego para pressionar e incomodar em busca do empate. E o Atlético, mesmo com a entrada de Robinho, perdeu um pouco o poderio ofensivo, inclusive nos contra-ataques. Aos 35, Renan Oliveira limpou o lance em cima de Marcos Rocha e chutou para Giovanni defender a escanteio. Roger Machado mexeu novamente, reforçando a marcação: Otero deixou o campo para entrada de Yago.

O Galo só saiu do sufoco nos instantes finais, emplacando dois contragolpes mortais. Aos 44, Marcos Rocha desviou, a bola chegou a Robinho, que passou a Fred na área. Tranquilo e sem marcação, o artilheiro emendou para as redes: 3 a 1. Aos 47, veio o tiro de misericórdia. Maicosuel arrancou pela esquerda, tocou a Fred e recebeu limpa do centroavante, para desviar de João Ricardo: 4 a 1. Vitória transformada em goleada e mais três pontos assegurados para o time alvinegro.

ATLÉTICO 4 X 1 AMÉRICA

Atlético
Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Danilo (Maicosuel), Cazares (Robinho) e Otero (Yago); Fred

Técnico: Roger Machado

América
João Ricardo; Auro, Rafael Lima, Messias e Pará; Gustavo Blanco (Rubens), Juninho, Ernandes, Gérson Magrão (Marion) e Renan Oliveira; Hugo Almeida
Técnico: Enderson Moreira

Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Data: 19/02/ 2017
Estádio: Mineirão
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Felipe Alan Costa de Oliveira
Cartões amarelos: Danilo (ATL); Juninho, Rafael Lima (AME)
GOLS: Fred, 26min do 1ºT; Fred, 11, Hugo Almeida, 14, Fred, 44, Maicosuel, 47min do 2ºT
Público: 29.458
Renda: R$ 507.715

……………………………..

Leia também:



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.