Igor Timo: “O que pretendo é ampliar as frentes geradoras de oportunidades em todos os municípios desta região”

Igor Timo: “O que pretendo é ampliar as frentes geradoras de oportunidades em todos os municípios desta região”

IGOR TIMO: “Precisamos rever os nossos conceitos de geração de emprego, principalmente no Norte e no Nordeste do Estado, o que inclui os Vales do Jequitinhonha e Mucuri” (foto: SANTHAR/minasreporter.com)

— Por David Ribeiro Jr. —

O empresário Igor Timo, 36 anos, é da cidade de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, onde a sua família sempre foi muito atuante na política local. Ainda muito jovem, Igor se mudou para a capital do Estado, Belo Horizonte, com o propósito de se formar e seguir em frente com a sua vida. Foi nessa época que se encantou com o setor de Segurança Privada e fundou a TBI Segurança, empresa que, atualmente, emprega mais de 7.000 colaboradores em todo o Estado, inclusive em Teófilo Otoni e algumas cidades da região dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

No último domingo (06/05), o empresário, que é pré-candidato a deputado federal pelo Partido “Podemos”, esteve em Teófilo Otoni atendendo a um convite do seu amigo e apoiador Charles Timóteo Xavier, ocasião em que recebeu o minasreporter.com para um bate-papo bem descontraído sobre segurança, sobre sonhos, sobre o futuro e, como não poderia ser mesmo diferente, sobre política. Acompanhe o nosso bate-papo a seguir:

minasreporter.com — Vamos começar colocando o dedo na ferida: numa época em que tanto se combate o paraquedismo na política, como explicar às pessoas daqui a sua presença na cidade como pré-candidato, uma vez que o senhor é de Virgem da Lapa?

IGOR TIMO: Com muita tranquilidade. Como você acabou de dizer, eu sou da cidade de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, que é coirmão do Vale do Mucuri e que apresenta os mesmos problemas e as mesas demandas em comum. Além disso, hoje a minha empresa, a TBI Segurança, emprega mais de 7.000 colaboradores pulverizados em todo o estado de Minas, inclusive aqui na cidade de Teófilo Otoni e várias outras cidades desta região. Como empresário, sempre procurei acompanhar o trabalho da minha equipe, o que me trazia para cá com bastante frequência. Inclusive, foi o meu trabalho à frente da TBI Segurança que me fez entender que os Vales do Mucuri e Jequitinhonha têm problemas muito comuns, como eu disse, e que precisam ser resolvidos numa única abordagem conjunta. À medida que eu comecei a visitar Teófilo Otoni, entendi que a cidade tinha as mesmas dificuldades que nós do Jequitinhonha tínhamos, e por querer buscar respostas para esses problemas é que decidi abraçar uma pré-candidatura a deputado federal. Então, com todo o respeito, me chamar de paraquedista nesta região é demonstrar desconhecimento da minha trajetória tanto pessoal quanto empresarial. Eu rodo pelos Vales há bastante tempo, tanto preocupado com a geração de empregos através da minha empresa quanto convivendo com as pessoas e desfrutando da saudação calorosa da nossa gente. Para mim, os nascidos em ambos os vales, Jequitinhonha e Mucuri, são conterrâneos. As nossas dificuldades são muito singulares, a nossa cultura é parecida, praticamente idêntica… enfim! Eu digo, sem nenhuma demagogia, que me sinto em casa quando estou em qualquer cidade dos Vales, inclusive Teófilo Otoni, que admiro muito, que respeito muito, e onde tenho contribuído gerando empregos através da TBI Segurança.

minasreporter.com — Você faz parte de uma nova vertente na política brasileira, que é formada por pessoas jovens e empreendedoras, quase sempre com uma carreira consolidada na iniciativa privada, e que vêm para a política com um propósito bem definido, diferente do modelo tradicional de transformar política em carreira ou modo de vida…

IGOR TIMO: Na verdade, eu entendo que hoje o nosso país e o nosso Estado, e principalmente os nossos municípios, precisam, de fato, de um modelo diferente de fazer política. Precisamos de um sistema diferente, melhorado, e que se sobreponha ao modelo que está implementado hoje. Nós precisamos mudar esse conceito que, comprovadamente, está viciado e ultrapassado. O nosso objetivo é aplicar uma nova forma de política seguindo os preceitos legais do que a política realmente significa. Política é a ciência do bem comum; mas, infelizmente, as pessoas que estão nos representando hoje não estão promovendo o bem comum, que só é possível através de uma visão de servir. Essas pessoas estão apenas se servindo da política. Isso tem que acabar.

O jovem empresário Igor Timo é diretor-presidente da TBI Segurança (foto: Reprodução)

minasreporter.com — Você acabou de criticar os políticos que se servem da política ao invés de usar a política para servir a população. Em que Igor Timo é diferente? Quais são as plataformas defendidas como pré-candidato a deputado federal?

IGOR TIMO: O nosso projeto vem calçado principalmente na geração de empregos. Eu acredito que a maior carência da sociedade, e do cidadão individualmente, é ter uma oportunidade digna de se sustentar e de sustentar a sua família. Eu, de minha parte, até já venho promovendo isso nos últimos 15 (quinze) anos através da minha empresa. Eu tenho gerado empregos enquanto empreendedor, e percebi que essa plataforma trouxe resultados práticos na vida das pessoas. E isso já vinha ocorrendo quando eu nem mesmo pensava em entrar para a política. Por que eu estimulava isso? Porque quando têm emprego, as pessoas se sentem presentes, se sentem necessárias, são mais atuantes e conseguem não só manter o seu sustento, como o de toda a sua família. Emprego nada mais é do que uma ferramenta de transformação social. Eu penso, inclusive, que a maior recompensa de quem trabalha nem é, necessariamente, a remuneração recebida, mas sim a forma como o emprego nos transforma e nos faz pessoas melhores.

minasreporter.com — O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, será mesmo candidato ao governo do Estado pelo Podemos? Ou existe alguma possibilidade de composição?

IGOR TIMO: Eu já conversei com o Medioli algumas vezes sobre isso. Ele realmente gostaria muito de ser candidato, e tem, de fato, aparecido e brotado como uma excelente opção para solucionar os problemas do Estado. Mas, pelo que entendi, ele ainda tem um compromisso com a Prefeitura de Betim, onde foi eleito prefeito recentemente, e ali tem feito um bom trabalho na cidade. Eu acho que ele quer consolidar esse trabalho antes de colocar o nome no páreo para o Governo do Estado.

minasreporter.com — Você disse há pouco que precisamos gerar empregos. Mas, apesar da melhora nos índices da economia nacional, temos alguns problemas estruturais no Estado que travam o nosso desenvolvimento. Como você pretende ajudar o governador eleito, indiferentemente de quem seja eleito, e por qual partido, a criar um ambiente propício para a geração de empregos?

IGOR TIMO: Eu pretendo andar lado a lado com o governador que for eleito, até porque, para resolvermos essa situação crítica em que o nosso estado se encontra, todos os eleitos terão que dar as mãos para caminharmos juntos. Não há como pensar em desenvolvimento de outra maneira. É preciso parar com essa politicagem e com esse sistema que fica destruindo o que já foi construído só por ter sido feito por adversários políticos. A minha ideia é alinhar com o governador para trazer programas que tornem possível a geração de empregos para a nossa região, aqui no Vale do Mucuri, no Vale do Jequitinhonha, e até mesmo no Vale do Rio Doce, no Vale do Aço e em outras regiões do Estado que, embora sejam mais prósperas, como é o caso Triângulo e o Sul de Minas, também têm passado por uma situação muito delicada no que diz respeito à geração de empregos. O que eu entendo é que precisamos consolidar o que vem sendo feito e ampliar todas as frentes. Precisamos rever os nossos conceitos de geração de emprego, principalmente no Norte e no Nordeste do Estado, o que inclui os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde uma grande maioria da sociedade ainda tem que sair para procurar oportunidades. Isso tem gerado um efeito colateral muito devasso. O nosso povo tem envelhecido e ficado ao relento neste sentido. Nas cidades menores, as oportunidades são bem escassas e, além de falta de infraestrutura, falta oportunidades. O que pretendo é ampliar as frentes geradoras de oportunidades em todos os municípios desta região… de Minas como um todo, mas com especial destaque para esta nossa região.

Em Teófilo Otoni, a pré-campanha a deputado federal de Igor Timo (esq) vem sendo coordenada pelo jovem Charles Xavier  (foto: Paraíba)

minasreporter.com — Uma das maiores dificuldades desta nossa região é o fato de que alguns nomes, quando eleitos, costumam se isolar. É diferente do que ocorre no Norte de Minas, por exemplo, onde os deputados conseguem deixar as diferenças partidárias, e de grupo, em benefício de projetos comuns. Igor Timo, em sendo eleito, saberá trabalhar com os nomes que aí estão, e que eventualmente sejam reeleitos, bem como com os novos eleitos?

IGOR TIMO: Sim. Com certeza! A minha principal bandeira é trabalhar pelos Vales e toda ajuda é bem-vinda. Quando eu falo de geração de emprego, eu falo com propriedade sobre isso e como nós temos várias frentes parlamentares que trabalham por suas regiões. Infelizmente, a região que tem a menor frente defendendo os seus interesses é a região dos nossos vales, que é, justamente, a região mais pobre do Estado. Isso resulta numa falta de oportunidades generalizadas. Mas precisamos pôr fim a esse ciclo negativo. Eu insisto que é preciso buscar parcerias com os deputados federais do Estado, bem como com os estaduais também, com o propósito de gerar frentes parlamentares que defendam o interesse, as demandas e a busca de mais oportunidades para a nossa gente. Gerar emprego é vital para o desenvolvimento humano. Eu vejo isso todos os dias na minha empresa. O colaborador satisfeito tem a sua produtividade elevada de forma sistemática. Isso vale para todo e qualquer cidadão. Se o indivíduo está trabalhando junto ao seio da sua família e seus conterrâneos, o resultado será, sem sombra de dúvidas, mais satisfatórios. Então, precisamos criar essas oportunidades para o cidadão.

minasreporter.com — Você, através dos resultados obtidos por sua empresa, se considera uma prova viva de que vale a pena investir na Educação e no Empreendedorismo para que as coisas deem certo?

IGOR TIMO: Sem sombras de dúvidas. Eu penso que a educação talvez seja a locomotiva do crescimento de qualquer cidadão, e de forma coletiva das organizações. Eu até costumo dizer que a gente vale o que a gente sabe, e isso vem através da Educação, da formação acadêmica e da capacitação profissional. Eu tenho feito isso nos meus empreendimentos. Nós investimos maciçamente nos processos de capacitação e os resultados estão aí para quem quiser ver. Não há argumento contra os fatos. As nossas empresas estão extremamente consolidadas e superamos várias crises que certamente criaram muita dificuldade para outros empresários, e para o Estado como um todo. Eu atribuo o sucesso do nosso trabalho, e essa nossa condição de superar as crises, ao processo de capacitação constante que as nossas equipes vêm galgando através da educação.

minasreporter.com — A veia empreendedora do empresário Igor Timo vai acompanhar o trabalho do deputado federal Igor Timo quando eleito?

IGOR TIMO: Claro! Foi através desse tino empreendedor que me tornei quem sou. Foi por causa disso que fui sondado e estimulado a entrar para a vida pública. Eu penso que os resultados que nós produzimos durante esses anos é que vêm consolidando o meu nome como uma possibilidade real de trazer novos tempos para a nossa sociedade. É exatamente isso que pretendo fazer para o meu povo e para a minha gente.

Igor Timo concede entrevista ao editor-executivo do minasreporter.com, David Ribeiro Jr. (foto: Paraíba)

………………………………………….

Leia também:



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.