EXPONOR 2016 bate recorde em número de visitantes e volume de negócios

EXPONOR 2016 bate recorde em número de visitantes e volume de negócios

Em sua quarta edição, desde que foi resgatada pela atual diretoria da ACE-TO, a Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro surpreendeu até quem já acreditava e torcia pelo evento, e superou todas as expectativas por parte dos seus organizadores

Em seu discurso, o presidente da ACE, Sebastião Ribeiro, contou a história do resgate da EXPONOR
Em seu discurso, o presidente da ACE, Sebastião Ribeiro, contou a história do resgate da EXPONOR

A primeira edição da EXPONOR, em sua nova fase, em 2013, foi um sucesso de público, de crítica e de consolidação de negócios. À época foram comercializados cerca de 86 estandes. Diante do sucesso, a EXPONOR 2014 colocou 110 estandes à disposição; todos foram devidamente comercializados. Em 2015 foram 176 estandes ofertados, e as vendas encerraram-se um mês antes da realização da Mostra. Em 2016, por falta de espaço, foram comercializados 172 estandes, quatro a menos, mas porque a organização trouxe a exposição automotiva para dentro do pavilhão para deixar mais espaço no estacionamento para a arena de shows.

Logo no primeiro dia o pavilhão de exposições do Expominas 4 (Centro de Convenções Aécio Ferreira da Cunha) já estava tomado por todos os expositores que, neste ano, à medida que amadurecem enquanto participam do evento, passam a investir ainda mais em personalização dos seus estandes, não apenas para atrair o público, mas para, acima de tudo, impressionar a quem passa por aqueles corredores.

ABERTURA
A solenidade de abertura contou com um verdadeiro rol de autoridades que se perfilaram para marcar presença na cerimônia inaugural. Para abrir a festa foi convidado o Grupo de Graves da Orquestra do SESC, formado por adolescentes, e que encantou o público presente com a sua apresentação.

No palco estrategicamente montado próximo à praça de alimentação, o presidente da ACE-TO, Sebastião Ribeiro, deu as boas-vindas aos presentes e desejou bons negócios e muito sucesso a todos. Tião da Jhiane, como o presidente é mais conhecido, começou a sua fala com um provérbio chinês que lembra que “o rio atinge os seus objetivos porque aprendeu, com sucesso, a contornar os seus obstáculos”. Ele lembrou que, no passado a EXPONOR foi descontinuada, e ficou oito anos sem ser realizada por dois motivos: 1) falta de um espaço apropriado para um evento desse porte; e 2) falta de uma visão mais ousada e empreendedora para superar o pessimismo daqueles que insistiam em dizer que não há em Teófilo Otoni mercado para uma Mostra Empresarial.

Segundo Sebastião Ribeiro, duas pessoas foram fundamentais nesse processo para o resgate da EXPONOR: o empresário Synval Handeri, que foi quem organizou uma missão empresarial à Belo Horizonte para encontrar-se com o saudoso Aécio Cunha e pedir a ele que intercedesse junto ao filho, o então governador Aécio Neves, para construir um centro de convenções em Teófilo Otoni. O segundo nome importante no processo de resgate da EXPONOR foi o do atual presidente licenciado Ricardo Bastos, o Ricardo da Emex, que, com sua visão ousada e empreendedora, assumiu a Associação Comercial e deu à entidade uma nova motivação para aperfeiçoar-se continuamente e para crescer de forma sustentável. Segundo Tião da Jhiane, foi essa visão ousada que, associada à parceria do presidente do Sindicomércio à época, Synval Handeri, tornou a EXPONOR novamente uma realidade, e um enorme sucesso. O presidente também fez questão de agradecer o apoio de todos os patrocinadores, dos quais destacou a CODEMIG, “por ter acreditado em nossa cidade e aqui instalado este maravilhoso centro de convenções”.

Outros Pronunciamentos — Também fizeram uso da palavra o presidente do PMDB local e representante do vice-governador Antônio Andrade, Nagib Nedir, que hipotecou o apoio do Governo do Estado à EXPONOR e à todas as iniciativas da ACE-TO. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (FEDERAMINAS), Emílio Parolini, se disse muito contente de poder abraçar aos teófilo-otonenses nesta grande festa em prol do desenvolvimento econômico da região; já a presidente da Regional FIEMG para o Vale do Rio Doce, Rozani Azevedo, lembrou que é a união dos esforços coletivos de forma organizada que possibilita o sucesso de um evento como a EXPONOR; Por sua vez, o gerente regional do SEBRAE, Rogério Fernandes, disse que a cidade precisa usar a EXPONOR como uma ferramenta para alavancar o progresso regional; o vice-presidente da Federaminas, Daniel Resende, que também é vice-presidente da Câmara de Conciliação Extraprocessual do Estado de Minas Gerais, disse que a ACE todos os dias surpreende e inova. “O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), que é mantido nas dependências da ACE é uma prova disso. A realização da EXPONOR é a maior prova disso”. O secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Balarini, que, ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Gonçalves, falou em nome da Prefeitura Municipal, comentou a melhora no estado de saúde do prefeito Getúlio Neiva, que foi vítima de um AVC isquêmico quinze dias antes, mas que, graças às orações de todos, já estava bem melhor e se preparando para voltar à cidade e ao convívio dos seus.

O dispositivo de honra da solenidade inaugural ainda contava com a presença do assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo; o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (SESCON-MG), Sauro Henrique de Almeida; o vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Luciano de Almeida; o vice-presidente do SESCON-MG Edmar Santos, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivale, Antônio Galvão; a gerente da AC CREDI, Rosinha Ferreira; o presidente da Associação Comercial de Governador Valadares, Maurício Dutra; e a presidente da Associação Comercial de Itaobim, Girlândia Borborema. Representando todos os patrocinadores, o gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (CODEMIG), Alex Rangel. Representando os parceiros da EXPONOR, a organizadora do Espaço It, a blogueira Vivi Ribeiro, que também convidou a todos para conhecerem aquele espaço.

ATRAÇÕES

Universo Casuo — Na sexta-feira foi promovido no salão ouro do Centro de Convenções Expominas o show do artista circense Marcos Casuo, um garoto simples e humilde que venceu na vida através do talento para o espetáculo. Aos oito anos já se dedicava à capoeira, depois ao teatro e à dança, até se tornar palhaço titular do Grande Circo do Brasil. Ali chamou a atenção do Cirque du Soleil, para o qual foi convidado e onde foi reconhecido como um dos 10 melhores palhaços do mundo. Casuo, depois de ter atingido o ápice da sua carreira, resolveu voltar para o Brasil, onde criou a empresa “Universo Casuo” que, entre espetáculos e apresentações especiais, também se dedica a transformar palestras motivacionais, lançamentos de produtos, congressos e convenções em experiências inesquecíveis por meio da magia e do encantamento que só o universo circense pode proporcionar. E foi exatamente este espetáculo que o artista levou para um salão lotado durante a EXPONOR.

O show performático do artista Marcos Casuo, ex-cirque du soleil foi uma das grandes atrações da EXPONOR 2016
O show performático do artista Marcos Casuo, ex-cirque du soleil foi uma das grandes atrações da EXPONOR 2016

Show “Encontro Marcado” — O show “Encontro Marcado” foi outra incrível atração promovida em um espaço especialmente elaborado para este propósito no estacionamento do Centro de Convenções durante a EXPONOR. O show consistia em um belíssimo encontro da banda 14BIS com a dupla Sá e Guarabira e ainda com o cantor Flávio Venturini. O show lotou a arena de espetáculos e contribuiu para levar um enorme público à terceira noite da EXPONOR.

Durante os quatro dias de evento a blogueira Vivi Ribeiro reeditou a experiência mais que acertada do Espaço It, iniciado em 2015, com shows exclusivos e vários desfiles das maiores tendências para a próxima estação.

No pavilhão de exposições, além dos estandes lotados, a praça de alimentação acabou se tornando um point da galera com shows locais e regionais todas as noites para os apreciadores da boa gastronomia local.

Acompanhe, a seguir, em forma de slideshow, a cobertura fotográfica dos principais momentos da Mostra:

O Centro de Convenções Aécio Ferreira da Cunha foi o palco da EXPONOR 2016
O editor-chefe do minasreporter.com, David Ribeiro Jr., foi o mestre de cerimônias da solenidade de abertura da EXPONOR
O Grupo de Graves da Orquestra do SESC, formado por adolescentes, abriu a solenidade inaugural
Em seu discurso, o presidente da ACE, Sebastião Ribeiro, contou a história do resgate da EXPONOR
O ex-presidente da ACE, Nagib Nedir, que na ocasião representou o vice-governador Antonio Andrade, trouxe o cumprimento do Governo do Estado aos expositores
O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, se disse impressionado pelo sucesso do evento, e desejou boa sorte e bons negócios a todos
Os secretários municipais de Meio Ambiente, Bruno Balarini, e de Desenvolvimento Econômico, Rose Gonçalves, agradeceram pelas orações em favor da recuperação do prefeito
A blogueira Vivi Ribeiro convidou a todos para conhecerem o Espaço It assinado por ela
Após a solenidade inaugural, o presidente Tião da Jhiane saiu visitando os estandes da Mostra
O presidente licenciado da ACE, Ricardo Bastos Peres, com o jornalista William Horta Sobrinho (Jornal Carta), diretor de Assuntos Políticos da ACE, e sua esposa Teresa Horta
Maurício Dutra (pres. ACE Governador Valadares), Aguiar Júnior (Dir. Jornalismo da TV Leste), Emílio Parolini (pres. Federaminas), Edson Gualberto (pres. Sistema Leste de Comunicação), Ricardo Bastos (pres. licenciado da ACE) e Daniel Resende (vice-pres. Federaminas)
A presidente da Regional Rio Doce da Fiemg, Rozani Azevedo (ao centro) visitando os estandes da EXPONOR
No Espaço It, da blogueira Vivi Ribeiro, todas as noites ocorreram shows exclusivos
Calcula-se que mais de R$ 4,5 milhões de reais em negócios tenham sido feitos durante os quatro dias de realização da EXPONOR
Todos os 172 estandes da EXPONOR foram comercializados como prova da confiança que o público empresarial deposita no evento
O show performático do artista Marcos Casuo, ex-cirque du soleil foi uma das grandes atrações da EXPONOR 2016
A praça de alimentação da EXPONOR se tornou um point para gente bonita de todas as idades
Todos os dias o Espaço It Vivi Ribeiro promovia diferentes shows para os seus frequentadores

SUCESSO

Segundo o gerente-executivo da ACE-TO, Mielly Maya Machado, o sucesso da EXPONOR se deve a uma série de fatores, dos quais o mais importante é, sem sombra de dúvidas, a união de toda a diretoria e do corpo de colaboradores da entidade em torno de um mesmo propósito em comum: a realização da Mostra. “E tão importante quanto a força da nossa equipe é a credibilidade que nos é depositada pelos nossos patrocinadores e parceiros: a Casa Moderna Móveis, a Mate-Cola, a CODEMIG, a Móveis Maanaim, a Baby Maninho, a Escola de Formação Gerencial, a FIEMG, o SESC, a Imigrantes, a TV Alterosa, O SEBRAE a Divulgar Publicidades e a Prefeitura de Teófilo Otoni”, explicou Mielly, ao agradecer a todos eles.

Diante do enorme sucesso obtido, com perspectiva de mais de R$ 4,5 milhões de reais em negócios, a ACE-TO promete realizar nos próximos dias o coquetel de lançamento para a EXPONOR 2017.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.