Entrevista de Northon Neiva à TV Imigrantes frustrou as redes sociais, mas foi coerente

Entrevista de Northon Neiva à TV Imigrantes frustrou as redes sociais, mas foi coerente

O vereador Northon Neiva concedeu entrevista ao programa Jornal das Sete, de José Prado, na TV Imigrantes, nesta quarta-feira (05/06) — (crédito: Boy Fotógrafo)

Por David Ribeiro Jr.
TEÓFILO OTONI

Como diz um amigo, cuja opinião respeito muito, as redes de mídias sociais têm se tornado uma verdadeira morada do capeta. Idealizadas para universalizarem a informação de forma isenta e não comprometida, acabaram se destacando por ser o ambiente onde mais se proliferam meias-verdades, grandes mentiras, todo tipo de hipocrisia, conspirações, maldades… e onde o indivíduo parece se esquecer de que há outras pessoas observando e assistindo, se não naquele momento, depois, e expõe o que há de pior em si mesmo. Qualquer comparação com o inferno pode não ser mera coincidência.

É claro que as mídias sociais são, em essência, uma coisa boa, ou, melhor ainda, uma ótima conquista para toda a humanidade. Só é preciso saber usar. Mas, infelizmente, é nelas que superabundam os espíritos de porco apelidados de haters, ou pessoas que amam odiar. Não é à toa que o jornalismo sério, o jornalismo sério de verdade, apelidou de “esgotosfera” a blogosfera (ambiente formado por blogs, microblogs e perfis em redes sociais voltados à divulgação de informação sem nenhum tipo de filtro de conteúdo).

Tendo dito isto, imagino que você esteja se perguntando “pra que toda esta introdução?” Simples. Porque desde ontem (04/07) as redes sociais locais foram invadidas por um tititi que dava conta de que o vereador teófilo-otonense Northon Neiva (PMDB) abriria a sua metralhadora para criticar tudo e todos em uma entrevista concedida ao apresentador José Prado, do programa Jornal das Sete, da TV Imigrantes. Até um trecho da entrevista foi antecipadamente divulgado dando a entender que Northon compararia criticamente os governos de Getúlio Neiva e Daniel Sucupira. Porém, quem esperava por isso, por essa metralhadora, se frustrou. A entrevista de Northon foi uma das coisas mais coerentes que vi ultimamente em nossa política local. Se me permitem a colocação, uma verdadeira aula de civismo e civilidade. Quem não assistiu, recomendo que o faça através deste link.

Se você assistir, observará que em momento algum Northon foi indelicado ou desrespeitoso com quem quer que seja. Até o trecho que foi divulgado antecipadamente, que dava a entender que ele, Northon, criticaria Sucupira e diria que Getúlio era um prefeito melhor, não tinha nada disso. Quando exibida na íntegra, a fala de Northon evidenciou apenas uma verdade: que Getúlio era mais gestor do que político, e que Daniel Sucupira é bom político (e é mesmo, tanto que venceu as últimas eleições), e como não tem a mesma experiência em gestão de Getúlio, se cercou de pessoas competentes para auxiliá-lo. Note que Northon em momento algum disse que o governo de Daniel é ruim quando comparado ao de Getúlio. O que ele disse é que Daniel se cercou de pessoas competentes para completarem, em matéria de gestão, aquilo que requer uma experiência que ele ainda não tem. Ora, isso está muito mais para um elogio à sobriedade política de Daniel do que para uma crítica. Alguém pode até querer deturpar a fala de Northon e insistir que ele xingou e criticou Daniel. Mas a entrevista está aí para quem quiser conferir.

Outro ponto que também deve ser observado é que muita gente esperava uma crítica contumaz de Northon Neiva ao atual presidente da Câmara, Fábio Lemes… não me pergunte o porquê dessa expectativa. Só sei que isso também não ocorreu. O que Northon disse é que Fábio tem um estilo muito mais técnico-gerencial, e que está, aos poucos, se inteirando do dia a dia da Câmara, onde saber negociar é imprescindível para dar continuidade e fluidez às atividades da Casa. Northon também não criticou Fábio Lemes por sua relação, ou pela falta de uma boa relação, com a imprensa, como alguns esperavam. Northon disse apenas que entende ser necessário que a imprensa dê maior publicidade às atividades da Câmara, e neste trecho ele lembrou que mantém um bom relacionamento com todo o pessoal da imprensa. E mantém mesmo, até porque ele é oriundo deste meio. Essa fala não caracteriza, em si, uma crítica ao atual presidente. As coisas são muito claras e só não vê quem não quer. E tanto é assim que, ao final da entrevista, o próprio apresentador José Prado admitiu que Northon é um sujeito muito correto, e que não briga com ninguém.

Para alguns, isso pode até soar como uma crítica, mas não é. Isso é um reconhecimento à capacidade que o vereador Northon Neiva tem de conviver harmonicamente, e respeitosamente, mesmo com pessoas que pensam diferente dele e que têm uma visão política diferente da dele. Isso é grandeza.

Até imagino que muita gente vá deturpar a entrevista porque quer ver os órgãos públicos comprando espaços publicitários em seus veículos de comunicação. Acredite, eu, que sou diretor do minasreporte.com, também quero vender mais publicidade. É claro que sim! Mas entendo que a palavra final, sobre onde contratar publicidade, cabe aos gestores públicos, e deixo com eles a palavra.

Quem viver, verá!

Por David Ribeiro Jr.

David Ribeiro Jr. é editor-chefe do Portal minasreporter.com

E-mail: davidsanthar@hotmail.com



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.