Chorar durante um filme triste traz mais felicidade depois

Chorar durante um filme triste traz mais felicidade depois

Por Mary Ribeiro 

Cena do filme Sempre ao Seu Lado, de 2009, exibido aos participantes da pesquisa. Ele causou lágrimas em 60% dos voluntários
Cena do filme Sempre ao Seu Lado, de 2009, exibido aos participantes da pesquisa. Ele causou lágrimas em 60% dos voluntários

 

Pessoas que choram enquanto assistem a um filme triste se sentem mais felizes após o fim da sessão, em comparação àquelas que não sofrem. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Motivation and Emotion.

Pesquisadores holandeses observaram 60 voluntários enquanto eles assistiam a dois filmes extremamente emocionais: “A Vida é Bela” (1998) e “Sempre ao seu Lado” (2009). Os participantes foram questionados sobre como se sentiam antes e depois do filme.

Durante o experimento, os cientistas observaram que 60% das pessoas choraram assistindo “Sempre ao seu lado“, um filme baseado na história real de um cão que permanece leal ao seu dono mesmo após sua morte. Já “A Vida é Bela“, que conta a história de um italiano judeu e seu filho em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, arrancou lágrimas de 45% dos participantes.

Entretanto, o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi como os voluntários se sentiram após o filme. Logo após o final da exibição, os participantes que não derramaram lágrimas não se sentiram diferentes, enquanto aqueles que choraram afirmaram estar se sentindo felizes e bem melhor do que antes.

Para Asmir Gračanin, pesquisador da Universidade de Tilburg, na Holanda, e um dos autores do estudo, uma das razões para esse salto no humor dos participantes que se emocionaram com os filmes é que o ato de chorar desencadeia a liberação de ocitocina, um hormônio que traz sensação de bem estar. Outra possível explicação é que os filmes deixaram estes voluntários tão tristes que eles fizeram um grande esforço para se alegrar.

Fonte: Veja 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.