Picareta do perfil Transparência Teófilo Otoni difama, mente e calunia na internet — tudo anonimamente

Picareta do perfil Transparência Teófilo Otoni difama, mente e calunia na internet — tudo anonimamente

Por David Ribeiro Jr.
TEÓFILO OTONI

Eu tenho vinte e dois anos e meio de atuação na imprensa de Teófilo Otoni. Neste período já fui xingado de feio… até de incompetente, e de um monte de outras coisas mais. A maioria dos xingamentos eu relevei. Só nunca admiti que se atentasse contra a minha moral e que se tentasse me pintar com as cores da corrupção — prática que eu abomino e repudio com toda a minha energia. Mas foi exatamente o que tentou fazer um picareta que mantém um perfil no Facebook chamado de “Transparência Teófilo Otoni”. Esse picareta tentou manchar a minha imagem e macular a minha honra.

Qualquer pessoa de bom senso que perder o seu tempo lendo o perfil vai se perguntar o seguinte: “uma vez que o perfil se chama “Transparência…” por que não há em nenhum lugar a identificação do seu responsável?”

Respondo: por que, como eu disse, se trata da atuação de mais um picareta. E olha que já há um monte deles por aí. O sujeito se reveste de uma aura de quase santidade para criticar os políticos de quem não gosta e, no meio do caminho, se tiver que tentar atropelar alguém, como tentou fazer comigo, azar de quem estiver na frente!…

E é exatamente isso o que não posso aceitar.

Por que digo tudo isso? Explico. O texto é um pouco longo, mas é porque tenho que explicar todos os pontos que me endossam a emitir esta opinião… mais do que isso: este fato.

No dia 17 de fevereiro, há menos de um mês, recebi um e-mail assinado por um tal de Nicolau Ágora, um nome que eu nunca sequer tinha ouvido falar, querendo me entrevistar. O seu e-mail dizia o seguinte, em vermelho:

Estamos fazendo uma matéria a respeito da Agência de Publicidade EMPECOM, que venceu os processos licitatórios da Câmara Municipal de Teófilo Otoni em 2013 e 2014 (este último já está no 3º termo aditivo, com valor global de R$ 652.590,00 e vigência de 04/01/2016 a 30/12/2016, conforme publicação feita na Imprensa Oficial do Estado – IOF no dia 06 de fevereiro de 2016 ). Na matéria abordamos o fato de a empresa de publicidade ter sido criada em fevereiro de 2013, e discorremos sobre o vínculo que o sócio-administrador da empresa, Sr. David Ribeiro Santos Junior, teve com a Câmara Municipal de Teófilo Otoni, no período de janeiro a abril de 2013, na função de chefe de gabinete do vereador e presidente da Casa Legislativa, Sr. Northon Neiva Diamantino. Apuramos no site da Receita Federal que a abertura da empresa se deu no período em que o Sr. David Ribeiro Santos Junior ainda era servidor da Câmara Municipal e ao ser desligado em 1º de abril de 2013, a empresa da qual se figura como sócio-administrador venceu o processo licitatório, na data de 11 de abril de 2013, para fazer a publicidade do órgão. Em 2014, a empresa venceu novamente a licitação, e desde então já foram feitos três termos aditivos ao contrato.

Diante da narrativa, gostaríamos, se houver interesse, de ouvir as explicações que o senhor tem a dar sobre esse fato.

Gostaríamos também, caso não haja óbice, que o senhor nos informe os valores recebidos por sua empresa de 2013 até os dias atuais, já que a Câmara Municipal não cumpre a Lei de Acesso à Informação ao não divulgar o relatório de despesa por fornecedores.

Deadline:  19/02/2016 às 15h

Att,

Nicolau Ágora
Transparência Teófilo Otoni
Facebook.com/TransparenciaTeofiloOtoni

Preferi transcrever o e-mail porque pode ser que, dependendo do dispositivo usado para acessar, alguém não consiga visualizar o print (que está no final deste texto). Atente bem para o fato de que o sujeito diz que queria me ouvir, mas não deixou telefone. Procurei o contato dele no perfil do facebook, mas não havia nenhum. Então respondi ao e-mail. Veja a minha resposta abaixo, em azul:

Oi, Sr. Nicolau. Bom dia!

Como já havia dito no outro e-mail, sou plenamente a favor — e até defensor — de uma imprensa livre e sem censura. E, por pensar assim, estou à sua disposição.

O senhor disse que deseja me ouvir. O meu telefone é (33) 9 8825.3680. É só me ligar que marcamos. Terei o maior prazer em atendê-lo.

Atenciosamente,
David Ribeiro Jr.

Como de minha parte não havia nenhum problema em divulgar essas informações, uma vez que todo o processo licitatório de que participei foi feito em conformidade com a legislação vigente, eu estava disposto a ser entrevistado pelo sujeito. Mas aí ele me responde o seguinte:

Sr. David Ribeiro Junior,

Não entendi. Quando enviei o e-mail para um outro e-mail que também pertence ao senhor, fui orientado a enviar para o e-mail da Empecom. E quando envio corretamente para o e-mail da Empecom o senhor solicita que eu te ligue?

Gostaria que sua resposta referente ao assunto fosse enviada por escrito, para que eu a tenha documentada. O senhor também trabalha com jornalismo, e creio, sinceramente, que entende os motivos para tal. Contudo, se o senhor acha que isso é um empecilho ou inviável para o senhor, eu o respeito, mas lamento tal fato.

Att,

Nicolau Ágora

Admito que nesse momento já comecei a desconfiar do meu interlocutor. Respondi novamente:

Sr. Nicolau,

Com todo o respeito, eu é que não entendi à sua estranheza a minha resposta. Foi o senhor quem disse que queria me ouvir. Está escrito exatamente assim no seu e-mail, e eu me coloquei à sua disposição. Como não sei o seu telefone, forneci o meu; afinal, para que alguém ouça outra pessoa, os dois precisam se encontrar pessoalmente ou entrarem em contato via telefone, skype ou alguma outra tecnologia similar. E, uma vez que o senhor disse que queria me ouvir, eu me coloquei inteiramente à sua disposição. Foi só isso o que fiz.

Mas tudo bem! Assim como não me oponho a falar, também não me oponho a responder por escrito. Mas, como o senhor disse que quer ter a minha resposta documentada, também quero ter documentado o recebimento da resposta. Só me diga, por favor, como devo agir:

– Para qual endereço devo enviar?

– Aos cuidados de quem?

– Quem está solicitando as informações — Se pessoa física e/ou jurídica, e sua identificação?

E mais uma vez colocando-me à sua disposição, subscrevo-me,

Atenciosamente,
David Ribeiro Jr.

E novamente o sujeito saiu pela tangente. Veja como ele me respondeu:

Prezado,

A sua resposta pode ser enviada para este e-mail (que é uma forma legítima de comunicação). Envie aos meus cuidados, Nicolau Ágora. Sou pessoa física, e um dos responsáveis pelo “Transparência Teófilo Otoni”, movimento criado por um grupo de amigos entusiastas por instrumentos que garantam a transparência pública.
Gostaria de saber o que segue (por e-mail):

1 – O senhor realmente ocupou o cargo de chefe de gabinete do vereador e presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Sr. Northon Neiva, no período de 02 de janeiro a 1° de abril de 2013?
2 – Se ocupou o cargo, qual sua opinião com relação ao fato de ter sido exonerado e em seguida sua empresa (Empecom) vencer uma licitação na Casa Legislativa?
3 – Quais os valores recebidos por sua empresa pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, no período de 2013 aos dias atuais?
4 – O senhor considera esse fato legítimo? Tem algo que queira registrar que julgue importante?

PS: Deadline estendida: 19/02/2016 às 19h.

Att, 
Nicolau Ágora

Perceba que o sujeito corre de se identificar como o capeta corre da cruz. É claro que eu me neguei a fornecer informações, ainda mais informações fiscais, para um e-mail anônimo:

Sr. Nicolau,

Com todo o respeito, mas conta de e-mail público pode até ser uma forma legítima de comunicação (eu mesmo uso), mas não uma forma institucional, ainda mais sem que o titular da conta do e-mail se identifique corretamente.

Como já disse, estou à sua disposição, ou de qualquer um do seu grupo de amigos, para responder às suas perguntas em forma de entrevista gravada ou por escrito, mas quero, já que este é um direito legal que eu tenho, saber com quem estou falando. O senhor me apresenta um nome, mas nenhuma outra identificação além disso. Não há sequer um código de identificação digital para legitimar que o senhor é quem diz ser.

Além de estar disposto, eu até faço questão de me oferecer para responder a toda e qualquer pergunta ou dúvida que o senhor tiver. Mas, insisto, quero saber com quem estou falando. Até porque a Constituição assegura a toda e qualquer pessoa o direito de se expressar e de opinar, mas é vedado o anonimato.

E, mais uma vez me colocando à sua disposição, subscrevo-me,

Atenciosamente,
David Ribeiro Jr.

E aí, quando a picaretagem já havia atingido os píncaros, o tal do Nicolau consegue ser ainda mais cabuloso:

Prezado, boa tarde!

Sou conhecedor da legislação brasileira, e adepto das boas práticas de jornalismo, como a de oportunizar espaço para os envolvidos nas matérias emitirem suas versões.

Lamento que o fato de não me conhecer pessoalmente, ou até mesmo por não lhe apresentar meu RG ou CPF (não conheço nenhum jornalista que o faça), seja um empecilho para que responda aos questionamentos feitos por e-mail (que volto a insistir, é um meio idôneo, legal e lícito, sendo até mesmo reconhecido pelo judiciário brasileiro).

É triste constatar que em sua visão, a identidade deste jornalista seja mais importante que o fato a ser divulgado.

De qualquer forma, iremos divulgar a matéria em nosso perfil a respeito do fato narrado, caso queira se manifestar a respeito, o nosso espaço se encontra aberto até às 19h de hoje (19/02).

Obrigado pela atenção!

Att,

Nicolau Ágora

Viu como há nitidamente aqui dois pesos e duas medidas? De mim o sujeito cobra transparência absoluta, inclusive com informações fiscais da empresa que dirijo — o que me dispus a fornecer. Mas ele quer ter o direito de ficar escondido nas sombras, no anonimato, e ainda diz que é adepto das boas práticas do Jornalismo. Convenhamos, não existe jornalismo sem identificação. O nome disso é picaretagem. É coisa de gente covarde. E o picareta é tão ousado que tenta de todas as formas me levar na sua conversa fiada. Mas, insisto, isso não é jornalismo, é picaretagem.

E como picaretagem pouca é bobagem, “providencialmente”, para o Nicolau, o Jornal O TEMPO publicou na data de ontem (08/03) uma nota caluniosa onde pega um fato verídico (a prestação de serviços por parte da EMPECOM à Câmara Municipal) e, por conta própria, acrescenta um monte de informações falsas e inverídicas. Já respondemos à nota (leia nossa resposta aqui).

Apesar do volume de inverdades, mesmo assim o perfil picareta Transparência Teófilo Otoni republica a nota do Jornal O TEMPO. O que não teve coragem de fazer sozinho, faz agora como se estivesse apenas republicando o trabalho de outra pessoa, o que, em sua ótica, deve dar mais credibilidade à informação. Contudo, imagino que ao perceber as mancadas da nota d’O TEMPO, o tal Nicolau correu e tentou corrigir as informações explicitamente equivocadas… vai ver que para tentar parecer sério. Ocorre que a nota que ele publicou no seu perfil Transparência como “adaptação feita da matéria original publicada pelo Jornal O TEMPO também está cheia de vícios e erros, uma vez que dá a entender que todas as vezes que a Câmara Municipal fazia um novo aditivo ao contrato, o fazia do valor total, o que é uma inverdade e um absurdo. Para dar um viés de denúncia à informação, o sujeito pega prints dos anúncios formais de aditivos do contrato no Diário Oficial e os divulga dando uma conotação duvidosa aos aditivos e aos contratos, como se ali houvesse alguma coisa errada ou suspeita. E chega ao cúmulo de afirmar, mesmo ele, que a Câmara já licitou cerca de R$ 2,4 milhões para se investir em publicidade. Mas a informação não é procedente. Entenda realmente o processo lendo aqui.

Que fique claro que todas as providências legais serão tomadas para que se proceda a devida reparação. O senhor Nicolau, ou seja lá como ele se chama, pensa que está protegido pelo anonimato — coisa típica de gente covarde e picareta. Mas saiba que a Polícia tem meios de chegar até você.

Que fique claro, também, que, se não lhe dei resposta aos seus questionamentos, é porque você não teve a coragem de se identificar, apesar de dizer que pratica jornalismo. A Rádio Teófilo Otoni, através do repórter Fantoni Pesso, entrou em contato comigo, e eu imediatamente enviei para eles uma nota explicando cronologicamente toda a nossa prestação de serviços à Câmara. Mas o fiz a alguém que tem coragem de se expor, de se identificar e de mostrar a cara. O que a Rádio Teófilo Otoni faz, gostando quem quer que seja, ou não, é jornalismo. O que você, Nicolau, faz, é picaretagem.

Tenha a coragem, Nicolau, ou seja lá como você se chama, de mostrar a sua cara. Seja homem! Tenha integridade e se apresente. É muito fácil se esconder no conforto da sua casa, na penumbra da sua maldade, e destilar o seu ódio, as suas mentiras, as suas calúnias e difamação contra os outros.

Eu fico me perguntando por que você não tem coragem de se identificar. Será que é por covardia pura e simples? Cá pra nós, eu duvido. Você deve ser um sujeito sem isenção e, no momento em que se identificar, todo mundo entenderá a sua motivação.

Mas, acredite, a verdade sempre vem à tona no final. Até na ficção os bandidos sempre acabam no lugar deles. Pode demorar um pouco, mas os bandidos e picaretas sempre perdem no final.

Quem viver, verá!

TransparenciaTO_troca_de_emails



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.