Teófilo Otoni terá 18 leitos exclusivos de UTI para atender pacientes da Covid-19

Teófilo Otoni terá 18 leitos exclusivos de UTI para atender pacientes da Covid-19

TEÓFILO OTONI — Na manhã de ontem (21/04) o diretor-superintendente da Gerência Regional de Saúde, Ivan Santana, anunciou, através de entrevista ao programa Conexão 98, da Rádio 98 FM, que Teófilo Otoni terá, a partir desta semana, 18 leitos em unidades de terapia intensiva (UTI’s) para o atendimento de eventuais pacientes com a Covid-19.

O diretor-superintendente da Gerência Regional de Saúde, Ivan Santana (foto: Imprensa MG)

Depois de acertos promovidos entre as principais autoridades ligadas ao Comitê Gestor da Crise do coronavírus, ficou estabelecida a reestruturação dos nossos hospitais locais, de forma que essas unidades disponibilizarão a seguinte quantidade de leitos exclusivos em UTI para o atendimento exclusivo de pacientes acometidos com o coronavírus:

– 10 leitos no Hospital Bom Samaritano;

– 2 leitos no Hospital Santa Rosália;

– 3 leitos em andamento no Hospital Filadélfia;

– 3 leitos na sala vermelha da UPA;

Atendimento regional

Atendimento Regional
Outra preocupação das autoridades locais tem a ver com o fluxo de pacientes de toda a região que, eventualmente, em virtude da falta de estrutura das demais cidades, podem acabar vindo para Teófilo Otoni.

Pensando nisto, o volume de leitos deverá ser ainda mais ampliado. O Hospital Santa Rosália, que num primeiro momento está disponibilizando apenas 2 (dois) leitos, está se estruturando para poder disponibilizar entre 10 a 20 leitos já nos próximos dias. Aos 10 inicialmente disponibilizados pelo Hospital Bom Samaritano outros 10 poderão ser liberados, além de mais 7 (sete) no Hospital Filadelfia.

Além de todos esses leitos em UTI’s que já estarão disponíveis nesta semana, pelo menos 22 leitos clínicos estarão prontos para o atendimento de pacientes menos graves no hospital de campanha, que vai funcionar nas instalações do antigo SESC, inclusive com respiradores para os pacientes.

Abertura do comércio
O diretor da GRS, Ivan Santana, disse, durante a entrevista, que entende a preocupação da sociedade com o caos econômico gerado pelo isolamento e pelo fechamento do comércio. Santana espera que com essa estrutura anunciada as autoridades de saúde possam dar, sim, o devido respaldo para a abertura gradual e com critérios do comércio local.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.