“O prefeito Daniel Sucupira se reinventa todos os dias”, por Leandro Brito

“O prefeito Daniel Sucupira se reinventa todos os dias”, por Leandro Brito

Leandro Brito é repórter da TV Imigrantes

Por Leandro Brito

“Reinventando todos os dias”. Esse parece ser o lema do prefeito Daniel Sucupira, no atual momento que vive a administração pública da cidade. Com carisma e popularidade, o prefeito vem se mostrando, neste primeiro momento, bastante eficaz na obtenção de sucesso à frente da Prefeitura de Teófilo Otoni.

A prova que Daniel tem a capacidade de se reinventar foi comprovada no dia 7 de setembro, no desfile cívico e aniversário de 164 anos de Teófilo Otoni. O prefeito municipal, como de costume, roubou, literalmente, a cena. Daniel decidiu quebrar o protocolo e narrou grande parte do desfile, o que, para muitos, foi uma forma de se aproximar ainda mais dos seus eleitores.

O que se vê aqui é uma popularização inocente, mas também perigosa. O prefeito mostra ser mesmo o homem da internet e das redes sociais, um homem que gosta de improvisar. Mas quando eu falo a palavra “perigo” refiro-me ao fato de que muitas pessoas já começaram a questionar a sua atitude. Os adversários tentam rotulá-lo como vaidoso, como se as suas postagens fossem apenas um gesto de vaidade.

O problema é que, quanto mais o criticam, mais popular o homem se torna. O SHOWMAN do Partido dos Trabalhadores é mestre em causar insônia em seus adversários. A sua forma de atuação não vem deixando margem para ele ser alvo de críticas, pelo menos de críticas que colem, de fato, nele.

Por outro lado, Daniel tem a seu favor a falta de experiência dos seus opositores em “fazer oposição”. Não conseguem sequer arranhar a sua imagem. Eles não sabem fazer isso. Este é o momento de seus adversários praticarem um dos ditados populares mais antigos do mundo, e da política, e extremamente eficaz em certos momentos da vida: Se não consegue vencê-lo, junte-se a ele”. Ou seja: a oposição tem que torcer muito e, se necessário, até ajudar o prefeito Daniel Sucupira, para que ele suba mais degraus políticos (quem sabe se eleger deputado?) para que o espaço hoje ocupado por ele seja aberto novamente.

Se continuar como está, penso eu que, futuramente, os adversários políticos do prefeito Daniel sucupira serão apenas peças decorativas no cenário criado pelo homem que eles insistem em chamar de “SHOWMAN”. A sua habilidade de conquistar espaço vai mais além.

Tudo que estou dizendo já está sendo praticado pelo ex-presidente Lula desde sempre. O líder máximo do PT nacional busca incessantemente reaver sua imagem para 2018. Lula, que muitos chamam de analfabeto, começou misteriosamente a se interessar por poesia e filosofia. Uma maneira de parecer mais tranquilo, mergulhando de cabeça nas terras calmas do saber e da arte.  Com isso, nasce uma nova imagem do Lula “leitor”, embora, antes, para ele, Lula, “ler” era uma grande ferramenta para dormir. Conclusão:  A ideia aqui em Teófilo Otoni é não deixar espaço a ser preenchido, é ser absoluto.

Daniel está passando a imagem de um menino que aproveitou as oportunidades que a vida lhe ofereceu, sendo exemplo para que nossos jovens sigam os mesmos caminhos — mesmo que da política, hoje tão achincalhada. Daniel tem ensinado aos jovens a representar uma classe, indiferente de qual bandeira essa classe defenda. Esse é o Daniel Sucupira que, com o seu talento único, consegue, mesmo com tantas adversidades existentes, uma coisa muito perseguida pelos políticos: “unanimidade”. Amando-o ou odiando-o, o homem é único.

O que nos resta saber é… “até quando?”

………………………………………….

NOTA: artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião dos editores do minasreporter.com. Sua publicação visa demonstrar pleno respeito à liberdade de expressão e tem o propósito de incentivar o debate dos problemas humanos e evidenciar a diversidade de opiniões no mundo contemporâneo.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.