Vítimas de enchentes em Governador Valadares já podem se cadastrar para receber FGTS

Vítimas de enchentes em Governador Valadares já podem se cadastrar para receber FGTS

Cadastro está sendo feito no Centro Cultural Nelson Mandela, que fica na Rua Afonso Pena, no centro da cidade, das 8h às 17h

Chuva causou vários estragos na cidade em janeiro deste ano — Foto: Samuel Perpétuo/Arquivo Pessoal

Os moradores atingidos pela última enchente, que ocorreu em Governador Valadares, no mês de janeiro, já podem se cadastrar para receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a prefeitura, a declaração das áreas atingidas foi disponibilizada à Caixa Econômica Federal.

O cadastramento, de forma presencial, começou nessa segunda-feira (9), no Centro Cultural Nelson Mandela, que fica na Rua Afonso Pena, no centro da cidade, das 8h às 17h. O cadastro tem sido de forma gradativa, de acordo com o mês de aniversário e termina no dia 24 de março.

Para o atendimento, é necessário apresentar documento de identificação pessoal, carteira de trabalho, declaração emitida pela prefeitura atestando que a residência foi afetada, cartão PIS/PASEP ou cartão cidadão.

Para comprovação de residência, é necessário documento em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros) emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de emergência ou calamidade em decorrência do desastre natural. Caso o comprovante esteja no nome do cônjuge, deve-se apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

O saque poderá ser realizado em até 90 dias após a publicação da portaria de reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública. É preciso ter saldo em conta e o trabalhador não pode ter realizado saque do fundo em período inferior a 12 meses. O valor é limitado a R$ 6.220 por conta vinculada.

Outra opção é o atendimento virtual. É só baixar o aplicativo de celular (FGTS) e seguir o passo a passo. Sendo aprovado, segundo a caixa, o dinheiro é liberado em até cinco dias.

(Fonte: G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.