Secretaria de Saúde confirma primeira morte por febre maculosa, neste ano, em Caratinga

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por febre maculosa, neste ano, em Caratinga

A morte foi registrada no dia 13 de setembro. A vítima, um homem de 42 anos, morava no distrito de Cordeiro de Minas

Carrapato-estrela transmite a febre maculosa. — Foto: Adelcio R Barbosa/Divulgação/Prefeitura de Contagem

A Secretaria de Saúde de Caratinga (MG) confirmou, nesta quinta-feira (3), a primeira morte por febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela. Um homem de 42 anos morreu no dia 13 de setembro no Hospital Irmã Denise (CASU).

Uma nota divulgada pelo Departamento de Epidemiologia e Estatísticas de Caratinga diz que o paciente procurou a Estratégia Saúde da Família (ESF) no dia 9 de setembro no Distrito de Cordeiro de Minas com suspeita de dengue, já que apresentava febre, dor de cabeça e coloração da urina alterada.

A nota diz ainda que, no dia seguinte, o homem voltou à ESF com os mesmos sintomas e falou que não havia melhorado com a medicação que foi receitada. Ele fez um exame para confirmar se realmente estava com dengue e foi liberado; a doença foi descartada dias depois.

Ainda de acordo com o Departamento, o paciente procurou novamente à ESF em 12 de setembro e informou que, além dos sintomas anteriores, estava com náuseas e vômitos. Ele fez o procedimento de reidratação oral e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga.

A nota diz ainda que o paciente deu entrada na UPA no mesmo dia, apresentando quadro febril, fraqueza, dificuldade para respirar, fezes escuras e moles, dor de cabeça, dores musculares, vômitos, náuseas, olhos avermelhados, dor nos membros inferiores, dor abdominal, manchas pelo corpo e pressão baixa. Informou também que o homem foi transferido para o hospital às 20h e morreu no dia seguinte.

(Fonte: G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.