Reunião da Câmara de Governador Valadares é marcada por protestos

Reunião da Câmara de Governador Valadares é marcada por protestos

Cartazes e gritos de ordem pediam a cassação de vereadores afastados. Dois outros suplentes tomaram posse nesta segunda-feira (2).

Manifestantes cobravam investigação da conduta dos vereadores afastados - Foto: Zana Ferreira/ G1
Manifestantes cobravam investigação da conduta dos vereadores afastados – Foto: Zana Ferreira/ G1

Foi realizada  nesta segunda-feira (2) a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Governador Valadares após o afastamento de 13 vereadores suspeitos de receberem propinas para aprovar projetos que favoreciam uma organização criminosa instalada na Prefeitura Municipal da cidade.

Com 12 vereadores presentes, a reunião foi marcada pelos protestos da população que acompanhava os trabalhos da Casa. Cerca de 150 pessoas estavam na galeria assistindo à reunião. Com cartazes e gritos de ordem, parte do público pedia a cassação dos vereadores afastados.

Um grupo de jovens intitulado ‘GV Já’ ocupava diversas cadeiras nos assentos destinados ao público e muitos outros permaneciam em pé. O coordenador do grupo, o funcionário público Cristopher Costa, comentou os anseios da organização.

“Queremos uma posição correta, que investigue e tire quem tem culpa. Não estamos  aqui para julgar ninguém, mas estamos nos posicionando ao lado do povo. Estamos participando de todas as reuniões para dar uma pressão, porque todo mundo quer cobrar, mas não participa. Falam que eles roubam, mas não vem cobrar deles uma posição”, explicou o servidor público.

As manifestações na galeria por diversas vezes se sobrepuseram à fala dos vereadores na plenária, sendo feitas várias interrupções breves ao longo da reunião, nas quais o presidente Pedro Eustáquio Pires Viana, Pedro da Utilar (PSD), pedia silêncio na Câmara. A pauta de trabalho continha quatro projetos a serem analisados, que foram apreciados pelos vereadores.

Suplentes empossados
A composição da Câmara de Valadares aumentou nesta segunda-feira. Uma hora antes da reunião ordinária começar, o então suplente Jacob Rodrigues da Silva Neto (PSB) tomou posse como vereador, substituindo Ananias Paula da Silva (PSB) . Ao fim da reunião, o presidente também deu posse à vereadora Dilene Dileu (DEM), que assume o lugar de Adauto Pereira da Silva, Adauto Carteiro (PROS).

Assim como os quatro suplentes que assumiram na última semana, Jacob e Dilene também entraram com mandados de segurança para garantir a posse.

(G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.