Quase 1 milhão de crianças precisam de assistência humanitária urgente após terremoto no Nepal

Quase 1 milhão de crianças precisam de assistência humanitária urgente após terremoto no Nepal

Pelo menos 940 mil crianças que vivem em áreas afetadas pelo terremoto de ontem no Nepal precisam urgentemente de ajuda humanitária, diz o UNICEF. O terremoto de magnitude 7,9, no dia 25 de abril, e cerca de 60 tremores secundários causaram grande devastação em grande parte do país, incluindo cerca de 2 mil mortes e destruição geral de prédios.

O pessoal do UNICEF no Nepal relata a redução dos suprimentos de água e alimentos, a falta de energia elétrica e a pane nas redes de celulares. Centenas de milhares de pessoas passaram a noite dormindo em áreas abertas, com medo de mais tremores. Há também relatos de chuvas intensas que agravam as condições no local. Essa crise deixa as crianças particularmente vulneráveis – o acesso limitado a água potável e saneamento vai colocar as crianças em grande risco de doenças transmitidas pela água; e também algumas crianças podem ter sido separadas de suas famílias.

O UNICEF está mobilizando pessoal e suprimentos de emergência para atender às necessidades humanitárias urgentes das crianças afetadas pelo terremoto, com foco em água e saneamento, nutrição, educação e proteção da criança. O UNICEF já está apoiando com o abastecimento de água e o fornecimento de sais de reidratação oral e suplementos de zinco para as pessoas reunidas em assentamentos informais, e fornecendo tendas para instalações médicas, utilizando suprimentos já disponíveis no país.

O UNICEF também está preparando dois voos de carga com 120 toneladas de suprimentos humanitários, incluindo suprimentos médicos e hospitalares, tendas e cobertores, para transporte aéreo urgente para Katmandu.

Fonte: Unicef Brasil



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.