Projeto de Northon Neiva que prevê internet pública nas praças ganha destaque nas redes sociais

Projeto de Northon Neiva que prevê internet pública nas praças ganha destaque nas redes sociais

Embora só neste mês o Governo Federal tenha lançado o projeto “Internet para Todos”, Northon Neiva já defendia algo similar desde 2014 (foto: Reprodução)

Uma lei de autoria do vereador Northon Neiva, sancionada em 2014, ganhou destaque nas redes sociais neste mês de março, mais especificamente nas duas últimas semanas. Trata-se da Lei nº 6.771, de 06 de agosto de 2014, que “autoriza o Poder Executivo (leia-se “Prefeitura”) a fornecer sinal de internet gratuita aos cidadãos nos logradouros públicos da cidade de Teófilo Otoni”.

A lei de autoria do vereador voltou a ficar em evidência em função da divulgação do lançamento do programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, anunciado para o dia 12 de março. Na ocasião do lançamento do programa, o presidente da República, Michel Temer, liberou R$ 2 bilhões para os municípios inicialmente inscritos no “Internet para Todos” poderem desenvolver ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

FUNCIONAMENTO — O projeto do vereador Northon Neiva contempla, inicialmente, a instalação de uma rede de internet Wi-fi, banda larga, na Praça Tiradentes, Praça Germânica, Praça Lions Clube, entorno da Praça de Esportes, Praça do Bairro São Jacinto, Terminal Rodoviário e também o Ponto Final do Serviço de Ônibus Coletivo Urbano.

Motivação

“Quando propus esta lei, eu pensei na inclusão digital para a gente da nossa cidade. Na ocasião não foi possível a instalação do serviço por uma questão de dificuldades de infraestrutura encontrada pela Prefeitura. Mas agora é diferente. Ao longo destes quatro anos, desde que a lei foi apresentada na Câmara, e aprovada, novas tecnologias surgiram, novas empresas de fornecimento do serviço também, e tenho a certeza de que até para o Município desenvolver parcerias com essas empresas agora está mais fácil… Isso sem falar que, com a criação do programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, que privilegiará prefeituras que já desenvolvem projetos e trabalhos neste sentido, poderemos colocar esse anseio da população em prática. A lei de minha autoria não se enquadra no arcabouço do projeto Internet para Todos, porque defendo redes de Wi-fi para áreas públicas e esse projeto do Governo Federal atende, especificamente, áreas mais remotas, mas há outros programas para os quais podemos nos inscrever para atender à nossa demanda”, esclareceu o vereador.

Repercussão

Nas redes sociais a população aplaudiu a iniciativa de Northon Neiva. Embora só agora o Governo Federal tenha lançado o programa Internet para Todos, as pessoas reconheceram que Northon já defendia algo parecido há muito mais tempo. Entre os muitos comentários gerados a partir da discussão da lei (ela já foi aprovada), destaca-se a ponderação de que, no caso específico da Praça Tiradentes, uma rede de internet móvel gratuita poderá facilitar a vida dos pedristas e turistas que movimentam o comércio gemológico, que é uma das principais razões pelas quais a cidade é conhecida lá fora.

Northon Neiva finalizou afirmando estar convencido de que agora o prefeito Daniel Sucupira acelerará a instalação desses pontos de internet na cidade, o que resultará em benefícios para muitas pessoas que precisam desse serviço. Northon lembrou, ainda, que à época da elaboração do projeto, foi coautor o então vereador Rômulo Barreiros.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.