Pimentel anuncia Bernardo Santana para a Secretaria de Defesa Social

Pimentel anuncia Bernardo Santana para a Secretaria de Defesa Social

Líder do PR na Câmara dos Deputados, Bernardo Santana é o primeiro nome anunciado por Pimentel para compor o secretariado estadual a partir de 2015

Nesta segunda-feira (1/12), após participar de um evento com delegados da Polícia Civil do estado, Pimentel revelou que o deputado Federal, Bernado Santana de Vasconcellos (PR), assumirá a Secretaria de Defesa Social.
Nesta segunda-feira (1/12), após participar de um evento com delegados da Polícia Civil do estado, Pimentel revelou que o deputado Federal, Bernado Santana de Vasconcellos (PR), assumirá a Secretaria de Defesa Social.

Em evento organizado por delegados da Polícia Civil, em Belo Horizonte, na segunda-feira (1/12), o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou oficialmente a indicação de Bernardo Santana de Vasconcellos para a Secretaria de Defesa Social (SEDS) da nova gestão. “Vamos recuperar o conceito de segurança pública em Minas. Todos nós estaremos empenhados nesse esforço comum de oferecer às mineiras e aos mineiros uma política qualificada e efetiva de combate à violência. Tenho orgulho de poder anunciar Bernardo Santana como nome que vai liderar esse processo”, disse Pimentel.

O governador eleito e o novo secretário foram homenageados pela categoria em reconhecimento pelos serviços prestados à área de Segurança Pública. Muito aplaudido pelos parlamentares, delegados e representantes da Promotoria, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Minas Gerais (OAB-MG), Bernardo Santana falou sobre o desafio de assumir a área e lembrou os anos de omissão do atual governo. “É uma secretaria fundamental para o bem-estar dos mineiros. Enfrentamos muitos anos de omissão na área de Segurança Pública em Minas, mas, com a colaboração de todas as instituições envolvidas neste tema, faremos um trabalho à altura das expectativa da população”, disse, logo após o anúncio oficial.

Representando os integrantes da Polícia Civil reunidos no encontro, o delegado Paulo Saback comemorou o anúncio do novo secretário. “A escolha gera uma expectativa muito positiva. Ele conhece muito bem a realidade das polícias judiciárias, da Polícia Militar e dos demais integrantes do sistema de defesa. Está preparado para os desafios que se impõem”, defendeu o delegado. Ainda durante o encontro, Pimentel reafirmou o compromisso de diálogo permanente com os profissionais do sistema de Defesa. “Fomos eleitos para ouvir as diversas categorias, identificar os erros e equívocos cometidos nos últimos anos e atuar para corrigir o que for necessário”, lembrou. “Este é um compromisso que reafirmo aqui. A cooperação e o apoio da Polícia Civil são fundamentais para termos sucesso nesta empreitada”, completou Pimentel.

O novo secretário
Bernardo Santana de Vasconcelos é advogado e foi eleito deputado federal em 2010. Casado e pai de três filhos, ele é hoje o líder do PR na Câmara dos Deputados. Antes de seguir carreira política, foi diretor da empresa 2V Agropecuária e do Grupo Rima que produz e comercializa ligas à base de silício. Vasconcelos também foi presidente da Associação Mineira de Silvicultura (AMS), entidade que representa empresas que investem em florestas plantadas em Minas Gerais.

O deputado não disputou a reeleição alegando problemas de saúde. Apesar de ter apoiado Fernando Pimentel (PT) nas eleições em Minas, manifestou apoio a Aécio Neves (PSDB) na corrida presidencial ao invés de Dilma Rousseff (PT), contrariando determinação do seu partido. Em abril, ele chegou a participar do movimento “Volta Lula” que reivindicava o retorno do ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Bernardo Santana de Vasconcelos Santana chegou a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal por crime tributário. Ele foi acusado de falsificar notas fiscais, mas a ação foi julgada improcedente em setembro deste ano.

(Com informações do SINDIJORI e do G1)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.