Os impactos da revolução tecnológica na sua vida

Os impactos da revolução tecnológica na sua vida

Márcio Barbosa dos Reis é membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni e auditor fiscal da Receita Estadual

Com o fim da segunda guerra mundial, em 1945,brotou a nova faseda revolução industrial trazendo profundas modificações nas relações de trabalho. A revolução tecnológica atual, uma evolução daquela,prossegue carregada de constante e gradual transformação na execução do trabalho convencional.

Como imaginar esta e as gerações futuras sem os meios tecnológicos atuais? Aos mais avançados em idade, restam as lembranças das imensas dificuldades de locomoção, de comunicação, do tratamento de saúde, no manejo na agropecuária e outras tantas.

Previsões dos entendidos em economia e no mercado de trabalho, no mundo inteiro, alertam para a breve substituição de grande parte da mão-de-obra humana pelas máquinas, que resultará numa redução drástica dos postos de trabalho, surgimento de novas profissões e até a extinção de outras.

O domínio e o uso da tecnologia estabelecem uma contradição para a humanidade, qual seja, sinteticamente, benefícios por um lado, como celeridade nos procedimentos, perspectivas de conforto e outros aos usuários, e, por outro lado, diversos males como o desemprego e suas consequências e a extrema concentração de riquezas.

A título de exemplo, dos impactos da tecnologia, bastavocê observar que o número de usuários do sistema bancário cada dia crescem, e os funcionários deste sistema não. O atendimento nos caixas eletrônicos e os serviços através da internet geraram conforto aos correntistas, mas não geraram empregospara a população. Houve nesta área, a substituição do trabalho de milhares de pessoas nas agências bancárias por algumas dezenas de pessoas na área de tecnologia da informática.

Tal como no sistema bancário, outras profissões estão na mira da tecnologia. A inteligência artificial é a promessa do ápice desta nova revolução. Ela promete dar autonomia e raciocínio às máquinas, dando-lhes capacidade de decisão com menor possibilidade de erros a que se sujeitam os humanos. Neste compasso, veículos automotores já estão sendo testados para circular sem motoristas, escritórios de seguro com equipamentos capazes de atender as demandas dos segurados, atendentes de telemarketing eletrônicos que solucionam as demandas dos usuários, e por aí vai, e, sabe-se lá que outras novidades estão sendo processadas.

A adaptação ao novo cenário poderá ser planejada ou forçada. Embora não se possa mensurar,com exatidão, os impactos que esta nova fase da revolução trará nas vidas de todos nos próximos anos, torna-se cada vez mais claro a necessidade de investir em educação de qualidade, conhecimento em tecnologia e informatização ena adaptabilidade, pois a nova configuração trabalhista e social em curso exigirá um novo paradigma de todos, incluindo você.Pense no assunto!

Márcio Barbosa dos Reis

Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni e auditor fiscal da Receita Estadual

E-mail: marciobareis@outlook.com

………………………………………….

NOTA: artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião dos editores do minasreporter.com. Sua publicação visa demonstrar pleno respeito à liberdade de expressão e tem o propósito de incentivar o debate dos problemas humanos e evidenciar a diversidade de opiniões no mundo contemporâneo.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.