“Os 100 dias de governo do prefeito Daniel Sucupira”, por Northon Neiva

“Os 100 dias de governo do prefeito Daniel Sucupira”, por Northon Neiva

O autor do artigo, vereador Northon Neiva (dir), com o prefeito Daniel Sucupira, que acaba de comemorar os 100 dias do seu governo municipal (foto: Divulgação)
O autor do artigo, vereador Northon Neiva (dir), com o prefeito Daniel Sucupira, que acaba de comemorar os 100 dias do seu governo municipal (foto: Divulgação)

Por Northon Neiva*

Eu não sou muito de escrever artigos. Não é do meu feitio. Tudo bem dar entrevista, responder a essa ou aquela crítica… mas publicar artigo é uma coisa que raramente faço, embora tenha escrito alguns ao longo da minha vida pública. Hoje, no entanto, penso que a ocasião justifica eu escrevinhar algumas linhas, mas não para falar de mim; o que quero é tecer alguns comentários a respeito dos 100 dias de governo do prefeito Daniel Sucupira. Porém, não quero analisar o que Daniel fez ou o que deixou de fazer. Esta não é a minha proposta. O que quero é usar esta ocasião (os 100 dias de governo do prefeito) como o símbolo de um momento político. E, sinceramente, penso que todos nós temos que fazer ou, pelo menos, considerar esta leitura.

Qualquer pessoa isenta de paixão política que tentar analisar os 100 dias de governo de Daniel Sucupira terá que admitir que o prefeito tem se esforçado para fazer o máximo que é possível com os poucos recursos que tem disponíveis. Agora, esperar que em 100 dias o prefeito resolva o problema de mais de quarenta anos de atraso é loucura e quase uma intransigência. Desde que a Estrada de Ferro Bahia-Minas foi fechada, no final dos anos sessenta, Teófilo Otoni foi lançada numa espiral de atraso e retrocesso que tem custado muito caro às gerações seguintes, apesar do empenho e do esforço da maioria dos prefeitos que estiveram chefes do Executivo de lá para cá (é bem verdade que uns mais do que outros).

E, ainda nesta linha de raciocínio, não dá para corrigir quase meio século de atraso em 100 dias. Nem Daniel nem ninguém é capaz disso. E, se houver sinceridade, deixando a demagogia de lado, talvez nem os quatro anos de governo sejam o suficiente. Mas precisamos começar de algum lugar. Precisamos parar de reclamar dos problemas e começar a propor soluções. E, para isto, é muito importante que todos nós, homens e mulheres de bem, a sociedade civil organizada, e principalmente a classe política, nos unamos para ajudar o prefeito a governar e a dar à cidade um rumo certo, um rumo que aponte, de fato, para o progresso e para o desenvolvimento que todos nós sonhamos e desejamos.

Nas últimas semanas tenho visto com preocupação uma verdadeira guerrilha em redes sociais de pessoas anônimas trocando acusações de um lado contra o outro. Já começa errado por ser anônimo, coisa de gente covarde. E fica ainda pior quando tenta promover inimizades jogando, por exemplo, prefeito contra vereadores e vereadores contra o prefeito, como se isso fosse ajudar a cidade em alguma coisa. É claro que não ajuda em nada; apenas atrapalha.

Nessas publicações anônimas há pessoas que chegam ao ridículo de copiar a maneira como alguns vereadores se expressam (eu, inclusive) para dar a impressão de que sou autor de textos jogando indireta contra os outros. Porém, eu de minha parte, sei que isto não pega em mim porque todo mundo que me conhece, inclusive o prefeito Daniel, com quem sempre tive um relacionamento respeitoso, sabe que tenho amigos e correligionários políticos, mas não autorizo que ninguém fale em meu nome, principalmente se for anonimamente. Tudo o que eu, Northon Neiva, tenho para falar, falo de forma clara, direta, sem rodeios e sem mandar recados, como estou fazendo ao escrever este artigo. E o que tenho para dizer neste momento é que precisamos apoiar o prefeito Daniel Sucupira.

Eu escolhi Teófilo Otoni para viver. Aqui cresci, aqui tenho meus amigos, aqui tenho servido à comunidade como homem público, aqui construí minha casa e tenho criado a minha família. Por que, logo eu, teria algum interesse em atrapalhar a administração do prefeito e, com isso, condenar minha cidade ao atraso? Essa ideia furada não tem lógica nenhuma. Só uma mente perturbada poderia pensar algo assim.

Voltando aos 100 dias de governo de Daniel, a data também marca os 160 dias do fim das eleições municipais. Há 160 dias que a eleição terminou e, como já disse diversas vezes, não há mais vencidos ou vencedores. Agora há um prefeito, vereadores, sociedade civil… enfim, agora há uma cidade para governar, e que precisamos ajudar a crescer e a se desenvolver. Não adianta incentivarmos uma guerrinha boba do “nós contra eles” como se isso pudesse render alguma coisa de producente. Não pode. Essa briga boba do “nós contra eles” nunca rendeu absolutamente nada de positivo nem em Teófilo Otoni nem em lugar algum.

Eu insisto que precisamos nos unir e apoiar o prefeito neste momento. É claro que isso não significa que vamos passar a mão sobre a sua cabeça e apoiar tudo o que ele propor. Divergir também faz parte do ambiente democrático. O que estou pedindo é que não alimentemos o ambiente da oposição sistemática, da oposição pela oposição pura e simples por sermos de partidos diferentes.

E por falar em partidos diferentes, não estou aqui sequer propondo que defendamos o partido do prefeito. O que estou propondo é que todos nós entendamos que, uma vez que Daniel, e também nós, os vereadores, fomos eleitos para gerir os rumos da nossa cidade, precisamos cumprir com o nosso papel. Precisamos agregar com as pessoas de grupos e partidos diferentes para que possa haver um governo de fato para toda a comunidade teófilo-otonense. Apenas assim teremos uma cidade boa, e melhor cada dia, para todos. Apenas assim teremos uma cidade do amor fraterno. E que estes primeiros 100 dias de governo prenunciem uma Administração bem-sucedida e cheia de vitórias. Afinal, o sucesso dessa Administração pode implicar no sucesso de cada um de nós.

 

(*) Northon Neiva é vereador pelo município de Teófilo Otoni exercendo o seu sétimo mandato parlamentar

…………………………….

NOTA: artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião dos editores do minasreporter.com. Sua publicação visa demonstrar pleno respeito à liberdade de expressão e tem o propósito de incentivar o debate dos problemas humanos e evidenciar a diversidade de opiniões no mundo contemporâneo.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.