No Dia da Mulher, Presidente do SITESSTOR ressalta o papel da mulher profissional de saúde

No Dia da Mulher, Presidente do SITESSTOR ressalta o papel da mulher profissional de saúde

Profissional da saúde sendo vacinada preventivamente contra o coronavírus e a Covid-19

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Teófilo Otoni e Região (SITESSTOR), Gilberto Nascimento, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para ressaltar a importância da mulher trabalhadora da saúde para o nosso ecossistema de saúde pública, não apenas em nossa cidade, mas no Brasil e em todo o mundo.

O presidente do SITESSTOR, Gilberto Nascimento (1º à esq., sentado) com a diretoria do Sindicato (a maioria, mulheres), com o firme propósito de fortalecer a categoria (foto: Paraíba)

Segundo Gilberto, a maioria absoluta dos profissionais de saúde é formada por mulheres: enfermeiras, técnicas de Enfermagem, técnicas laboratoriais, radiologistas, médicas, biomédicas, pesquisadoras, executivas, auxiliares de serviço, prestadoras de serviços para unidades de saúde… enfim, são mulheres que dividem a sua rotina de trabalho às vezes entre dois empregos — algumas até entre três —, além das suas atividades como esposas, mães e donas de casa.

Não dá para não associar a maioria absoluta dos profissionais de saúde às mulheres, com uma ou outra exceção. Elas têm mais sensibilidade, mais força, mais capacidade organizacional e mais ternura para lidar com os pacientes. Não é sem motivo que a Enfermagem, por exemplo, tem como seu maior ícone ninguém menos do que a famosíssima Florence Nightigale. Como não lembrar, também, de todas as contribuições da Madame Marie Curie à Física e à Química para uso em serviços de saúde? De minha parte, só posso dizer que aqui no SITESSTOR, estamos trabalhando todos os dias para dar mais dignidade a todos os trabalhadores em estabelecimentos de saúde, mas de forma especialmente destacada à condição da mulher que trabalha na saúde para que ela possa ter todos os seus direitos respeitados, inclusive seus direitos como mulher”, explicou Gilberto Nascimento.

O presidente do SITESSTOR aproveitou a ocasião para agradecer a toda a sua equipe do Sindicato — a maioria, mulheres — e a cada trabalhadora que, no seu dia a dia, empreende esforços sobre-humanos em todos os estabelecimentos de saúde, às vezes até fora deles, para continuar trabalhando e atendendo àqueles que precisam de cuidados.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.