“Não existe ninguém que seja autossuficiente sobre coisa alguma”, diz Northon Neiva

“Não existe ninguém que seja autossuficiente sobre coisa alguma”, diz Northon Neiva

O vereador Northon Neiva (PMDB) é o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni
O vereador Northon Neiva (PMDB) é o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni

O vereador Northon Neiva Diamantino, presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, tem 55 anos; é casado com Adriana e pai de Virgínia e Bernardo; começou a vida pública como presidente da Associação dos Moradores do Bairro Castro Pires, cargo que exerceu por dez anos, e, atualmente, serve à comunidade em seu 6º mandato de vereador. Hoje se considera muito mais maduro do que no início de sua carreira política. Segundo ele, o tempo o fez entender que às vezes é preciso ceder, e, politicamente, hoje compreende ser importante e necessário respeitar e conviver harmonicamente com quem pensa diferente.

Em sua edição de julho/2015, a Revista Perfil VIP, comandada pelo editor Dimas Guerreiro, estampou uma excelente entrevista com o vereador, que reproduzimos aqui no minasreporter.com. Acompanhe a entrevista a seguir:

PERFIL VIP — Atualmente o senhor é o vereador com o maior número de mandatos contínuos e ininterruptos. Qual foi a maior lição aprendida ao longo desses anos?

NORTHON NEIVA — Foram muitas. Eu até tenho dificuldade de me prender a uma única lição em todos esses anos. Tudo foi muito importante. Eu posso dizer o seguinte: a primeira grande lição que aprendi na vida pública eu tirei de uma fala do saudoso deputado Kemil Kumaira. O Kemil contou que o Aureliano Chaves, que era o líder da ARENA em Minas Gerais, o procurou e disse que a situação e a oposição queriam a mesma coisa: “o bem-estar social”. O que ocorre é que as duas correntes pensam de forma diferente sobre como alcançar este objetivo em comum. Depois de ouvir aquela história eu refleti muito no seu significado e entendi que na vida pública nós não apenas podemos, mas devemos, nos esforçar ao máximo para respeitar e conviver harmonicamente com quem pensa diferente de nós. Esta foi a primeira grande lição que aprendi. E outra, tão importante quanto esta, é que devemos todos os dias continuar aprendendo. Não existe ninguém que seja autossuficiente sobre coisa alguma.

PERFIL VIP — Um dos maiores problemas de Teófilo Otoni na atualidade é a crise da saúde. Existe alguma previsão de melhora?

NORTHON NEIVA — Previsão a gente tem. Haverá uma melhora quando o Hospital Regional for aberto. Um dos nossos maiores problemas com relação à saúde no município é a falta de leitos. O sistema está congestionado. E quando a situação está assim, não faz diferença se você vai ser atendido pelo SUS ou se tem o melhor plano de saúde. Se precisar se internar, simplesmente não há leito disponível, mesmo que você esteja disposto a pagar em dinheiro. Como a UNIMED já abriu o seu hospital no Bairro Castro Pires, muitos atendimentos particulares devem ser direcionados para lá. E, quando o Hospital Regional estiver funcionando, aí sim poderemos desafogar o atendimento que é excessivo por causa dos pacientes que vêm de toda a região do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha para serem atendidos aqui. O problema é que a obra do Hospital Regional está paralisada. Estão dizendo que em alguns dias a obra será retomada. Tomara que seja só isso mesmo! O meu medo é que a obra seja retardada de propósito para coincidir com o próximo período eleitoral. Nós já vimos isso antes. Quando os gestores agem assim, nós, o povo, sempre saímos perdendo.

PERFIL VIP — Como o Legislativo se comporta neste momento de crise política institucionalizada?

NORTHON NEIVA — Eu costumo dizer que esta Câmara está unida em defesa dos interesses da comunidade. Eu estou muito feliz de ver como os vereadores estão abraçando a causa da cidade durante o exercício do mandato. Hoje temos casos de vereadores que são, de forma muito clara, oposição ao prefeito e à Administração Municipal. Mas, com raríssimas exceções, os vereadores têm sabido divergir com respeito à pessoa do prefeito e, como eu disse, levando o interesse da comunidade em conta. Esta, inclusive, foi a razão pela qual o prefeito chegou a convidar dois vereadores de oposição para assumirem cargos em seu governo: porque ele viu que esses vereadores sabem divergir do prefeito, da sua ideologia política, mas isso não impede que, inclusive, votem favoravelmente em projetos do Executivo que são, claramente, bons para a comunidade como um todo. De modo muito peculiar, eu afirmo que a Câmara tem procurado ajudar como pode a cidade.

PERFIL VIP — O senhor é muito respeitado pelos seus colegas vereadores, por diferentes partidos, e benquisto por uma grande parcela da população. Já pensou em se candidatar a prefeito?

NORTHON NEIVA — Se eu disser que não, estarei mentindo. Mas é apenas isso: um pensamento. Ninguém deve ser candidato de si mesmo ou puramente por uma questão de ambição pessoal. O prefeito é, antes de tudo, um servidor do povo. E eu penso que o prefeito Getúlio Neiva incorpora bem este papel. Eu até penso que ele deveria ir mais para a rua conversar com o povo e se mostrar às pessoas que votaram nele. Afinal, se ele é o servidor número um, tem que se apresentar mais à população. Mas eu entendo, também, sem nenhum tipo de demagogia ou de favoritismo partidário, que no momento ele é a pessoa de que precisamos para ajudar a cidade a passar por esta crise que assolou o país, e que tem reflexos ainda maiores nos municípios. O Getúlio ama fazer o que faz, e faz bem feito. Basta ver como recebeu as finanças do Município, com dívidas e mais dívidas, e como está conseguindo pôr as contas em dia. É claro que ainda não é o que queremos. Gostaríamos de estar fazendo muito mais. Mas até para chegar no ponto que chegamos foi necessária muita articulação e competência. E Getúlio tem dado conta. Sendo assim, não tenho nenhum anseio neste momento de mirar na Prefeitura. Mas digo que o futuro pertence a Deus e aos meus eleitores.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.