Minas Gerais acelera implantação do novo processo para a Carteira Nacional de Habilitação

Minas Gerais acelera implantação do novo processo para a Carteira Nacional de Habilitação

Estado adapta procedimentos à nova regulamentação federal que altera formação de condutores e etapas para obtenção e renovação da CNH

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Minas Gerais está avançando na implementação do chamado “CNH do Brasil”, o novo processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que redefine etapas da formação de motoristas no país conforme as diretrizes da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Medida Provisória nº 1.327/2025. A iniciativa, anunciada pelo Governo Federal, está em fase de adaptação e integração dos sistemas estaduais às normas federais.

O acompanhamento das mudanças pode ser feito pelo portal Trânsito MG, onde também está disponível o canal de atendimento “Fale Conosco” para esclarecimento de dúvidas dos cidadãos.

Entre as alterações já em vigor está a oferta do curso teórico gratuito por meio do aplicativo CNH do Brasil, ferramenta digital disponibilizada pelo Governo Federal. O exame teórico foi ajustado e agora exige que o candidato atinja pelo menos 20 pontos em 30 questões para aprovação — antes, eram necessários 21 acertos. Além disso, o período de validade de etapas do processo, como a pauta de exames, deixou de ser limitado a 12 meses, passando a ter validade indeterminada.

Nos próximos dias, está prevista a adaptação do sistema estadual para reduzir a carga horária mínima do curso prático de direção de 20 para duas horas/aula, conforme estabelecido na regulamentação federal. O processo — iniciado com o registro e pagamento de taxas — inclui também a sequência de exames médico, psicotécnico e coleta biométrica, antes de prosseguir às etapas de formação prática.

Candidatos que optarem por realizar as aulas teóricas em autoescolas não estarão mais sujeitos a uma exigência mínima de horas de curso, em conformidade com a nova normativa. A implantação das normas federais está sendo conduzida de maneira gradativa pelo órgão executivo de trânsito estadual, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), com foco em garantir uma transição planejada e sem prejuízos à qualidade dos serviços.

Está em andamento também a criação de cadastro para instrutores autônomos, a atualização do banco de questões teóricas nacionais, revisões normativas dos exames e ajustes para permitir a renovação simplificada para condutores inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não tenham infrações nos últimos 12 meses.

A adaptação ao novo processo envolverá mudanças em todas as fases de obtenção e renovação da CNH, desde a inscrição inicial até a expedição do documento, seguindo cronograma de ajustes estabelecido para implementação das medidas no estado.

(Com informações da Agência Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.