Governo de Minas reduz tempo de atendimento para emissão da Carteira de Identidade nas UAIs

Governo de Minas reduz tempo de atendimento para emissão da Carteira de Identidade nas UAIs

Parceria entre Seplag-MG e PCMG permite que o cidadão preencha o cadastro para emissão do documento no momento do agendamento, agilizando o atendimento na unidade

Foto: SEPLAG/Divulgação

O Governo de Minas reduziu o tempo de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Agora, o cidadão já preenche o cadastro no momento do agendamento pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App, antecipando informações que antes eram registradas presencialmente. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), torna o processo mais ágil em todo o estado.

Com o pré-cadastro durante o agendamento, o cidadão informa previamente dados pessoais que são integrados automaticamente ao Sistema de Identificação de Pessoas (SIP), como nome completo, CPF, raça/cor, nível de instrução, profissão, telefone, e-mail, endereço e CEP. Esses dados, antes, eram inseridos manualmente pelos atendentes das UAIs na hora do atendimento.

De acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, a medida traz ganho de eficiência e segurança. “O que antes o cidadão fazia presencialmente, agora pode realizar on-line, com antecedência. Isso reduz o tempo de atendimento nas UAIs, diminui inconsistências e moderniza toda a experiência de emissão da carteira identidade. É menos espera, mais precisão e um serviço público que acompanha as necessidades do cidadão”, destaca.

O cidadão também pode anexar no agendamento a certidão de nascimento ou de casamento, mas permanece obrigatória a apresentação do documento original no dia do atendimento, para conferência e validação.

Resultados positivos

A funcionalidade foi testada inicialmente na UAI Venda Nova, em Belo Horizonte, registrando redução de 2 a 3 minutos no tempo médio de atendimento. Com os resultados positivos, o recurso foi expandido para todas as 59 UAIs de Minas Gerais, otimizando o fluxo de trabalho nas unidades.

“A ideia foi iniciar um piloto para avaliar os impactos da mudança. Os resultados foram tão positivos que estendemos a funcionalidade para todos os demais postos das UAIs, visando a um atendimento mais eficiente e célere para o cidadão”, ressalta a diretora do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Carolina Bechelany.

(Fonte: Agência Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.