Estudantes ocupam escola estadual em Governador Valadares

Estudantes ocupam escola estadual em Governador Valadares

Eles protestam contra a PEC que prevê congelamento do orçamento da União. Escola Estadual Nelson de Sena é a segunda instituição ocupada na cidade.

Alunos pretendem manter ocupação até a votação da PEC 55 (Foto: Célio Júnior/Arquivo Pessoal)
Alunos pretendem manter ocupação até a votação da PEC 55 (Foto: Célio Júnior/Arquivo Pessoal)

Cerca de 90 estudantes ocuparam a quadra da Escola Estadual Nelson de Sena, em Governador Valadares (MG), nesta quarta-feira (09). Eles protestam contra a tramitação da PEC 55no Senado, que prevê o congelamento do orçamento da União pelo período de 20 anos. Esta é a segunda escola ocupada na cidade.

O aluno do 9º ano Victor Mendonça conta que foram realizadas diversas reuniões entre os alunos para decidir em favor da ocupação. Também a diretoria da escola foi consultada, sendo feito acordo para que não fossem interrompidas as aulas.

“Foi uma conversa tranquila, nada agressiva, ao contrário do que a gente esperava. Íamos ocupar na semana passada, mas fizemos acordo para esperar passar o Enem e uma outra prova que foi aplicada na escola no início dessa semana.  Passamos uma lista e 87 alunos decidiram participar da ocupação, mas o número pode crescer a partir de agora. Nossos pais estão nos apoiando e hoje pudemos sentir que nossos colegas que não estão participando também  nos apoiam, poucos discordam”, afirmou Victor.

Ainda de acordo com o estudante, professores da escola têm manifestado apoio ao movimento. Pela manhã, uma das educadoras fez uma palestra sobre o que é a PEC 55 e os efeitos que trará para a sociedade.

“Além dos nossos professores, também recebemos apoio de professores e estudantes do curso de Direito da UFJF. Eles estiveram aqui conosco mais cedo e afirmaram que vão nos ajudar em qualquer assunto relacionado à área judicial”, concluiu o estudante.

PEC 55
Após ser aprovada pela Câmara dos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 recebeu nova numeração e passou a tramitar no Senado, sob a numeração de PEC 55.

A proposta prevê que, nos próximos 20 anos, os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.

A partir do décimo ano, porém, o presidente da República poderá propor ao Congresso uma nova base de cálculo. Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

(G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.