
— Por David Ribeiro Jr. —
As entidades de representação da classe empresarial de Teófilo Otoni estão comemorando a importante conquista da manutenção da linha aérea com voos diários e regulares interligando a cidade à capital do Estado, Belo Horizonte.
Mesmo com o Governo do Estado desativando o programa Voe Minas, que geria a linha, uma articulação conjunta de empresários e lideranças políticas possibilitou, no caso de Teófilo Otoni, que o serviço fosse mantido mesmo sem a gestão da CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais), que até então era a responsável pelo programa.
O presidente do Sindcomércio Teófilo Otoni, Iêsser Lauar, disse ao minasreporter.com que lutar pela manutenção da linha foi um posicionamento da classe empresarial conjuntamente com a classe política para que os voos entre Teófilo Otoni a BH, e vice-versa, que são superavitários, pudessem continuar mantendo a linha aérea funcionando.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojias (CDL) de Teófilo Otoni, Frank Alves, lembrou que a linha aérea atende a toda a população e, em especial, àqueles que precisam ir muito à capital, como empresários, médicos, profissionais liberais, advogados e outros que se deslocam muito frequentemente de uma cidade a outra; daí a importância de todos se unirem para a manutenção dos voos.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni, empresário Ricardo Bastos Peres, também comemorou a manutenção da linha aérea, o que só foi possível com os esforços conjuntos de toda a classe empresarial e o respaldo da classe política de nossa cidade.

O fundo garantidor que foi proposto pelo prefeito Daniel Sucupira, e cuja ideia foi apresentada pelo deputado estadual Neilando Pimenta à empresa que operava os voos, foi uma saída encontrada para a manutenção da linha. O aval de garantia que antes era oferecido pelo Governo do Estado, através da CODEMGE, para subsidiar os voos, caso a linha aérea não conseguisse se auto-sustentar, agora será dado por esse fundo garantidor.
O fundo garantidor é formado por aportes financeiros efetuados pela Prefeitura de Teófilo Otoni, CDL-TO, Sindcomércio Teófilo Otoni e Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni. A Universidade UNIPAC também se somou aos que aportaram recursos no fundo garantidor.

………………………………………….
Leia também:
União de forças políticas e empresariais garantiu a continuidade da linha aérea de T. Otoni a BH
Verdade seja dita: Daniel Sucupira foi peça-chave para a manutenção da linha aérea T. Otoni – BH