A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Anônimos”, com o objetivo de identificar e responsabilizar autores de comentários com apologia ao crime publicados nas redes sociais de jornalistas locais, durante o ano de 2024. As publicações ocorreram em meio a uma onda de conflitos entre facções criminosas na região de Teófilo Otoni e outras cidades do estado.
As investigações começaram após a identificação de mais de 30 comentários com conteúdo criminoso, feitos em perfis de repórteres locais nas redes sociais, ao longo de 2024. O trabalho de inteligência e rastreamento da PCMG identificou 19 pessoas, que teriam utilizado perfis falsos para publicar mensagens exaltando crimes e criminosos.
Com mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, equipes da Polícia Civil cumpriram diligências simultâneas em sete cidades mineiras: Ataléia, Belo Horizonte, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Governador Valadares, João Monlevade e Teófilo Otoni.
Segundo a corporação, os investigados podem responder por apologia ao crime e integração a organização criminosa, conforme previsto na legislação penal.
(Fonte: G1 Vales de Minas)