Daniel Sucupira, como presidente da AMUC, quer mais eventos como Exponor e feiras de pedras para estimular a economia regional

Daniel Sucupira, como presidente da AMUC, quer mais eventos como Exponor e feiras de pedras para estimular a economia regional

“É a economia regional que mais lucra com o giro de capital e de recursos nas praças de toda a região quando as nossas potencialidades são estimuladas”, diz o presidente da AMUC

O presidente da AMUC e prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, discursa na abertura da EXPONOR 2017 e diz que precisamos incentivar e promover mais eventos que estimulem a economia das cidades do Vale do Mucuri (foto: Celio Cezar Studios)

Por David Ribeiro Jr.

O prefeito Daniel Sucupira, na condição de presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC) avaliou a importância de eventos como a “Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP)”, a “Feira Livre de Pedras”, promovida pelo Sindicato Nacional dos Garimpeiros, e a “Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro” (EXPONOR) para o desenvolvimento socioeconômico, não apenas de Teófilo Otoni, mas de toda a região do Vale do Mucuri e do Nordeste Mineiro.

Para Sucupira, quando se fala em desenvolvimento socioeconômico de uma região, qualquer que seja, precisa-se deixar de lado questões partidárias de um prefeito ou de outro e se focar no que realmente importa: “Estimular a aceleração do desenvolvimento e do progresso de todas as cidades da região através de incentivos às nossas potencialidades econômicas”.

Para o presidente da AMUC, um bom exemplo disso — da necessidade do estímulo às nossas potencialidades socioeconômicas — é, de fato, a realização desses três eventos que movimentaram a economia de Teófilo Otoni no último final de semana: a Feira Livre de Pedras, a Feira Internacional de Pedras Preciosas e a Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro (EXPONOR).

“Esses eventos, combinados”, defende Daniel Sucupira, “geraram otimismo e expectativa de crescimento econômico para Teófilo Otoni e região”. Mas, ainda segundo o presidente da AMUC, “Mais do que isso, esses mesmos eventos, e o sucesso que obtiveram, com o apoio de várias entidades parceiras, como foi o caso da Prefeitura de Teófilo Otoni, foram importantes para deixar claro que, quando acreditamos, e acreditamos muito, e apoiamos de verdade, é possível gerar desenvolvimento socioeconômico a partir de iniciativas simples, desde que sejam bem executadas e levadas a cabo com vistas ao desenvolvimento pleno de uma determinada região”.

No palco da EXPONOR o prefeito Daniel Sucupira, como presidente da AMUC, fez questão de convidar os prefeitos de Malacacheta, Wilton Silva, e de Novo Cruzeiro, Nem Capotão (à direita, na foto), para estarem com ele na promoção do desenvolvimento socioeconômico regional (foto: Ascom PMTO)

De acordo com Sucupira, mesmo eventos pequenos, como festivais “do repolho”, “da cenoura” e outros, quando promovidos tendo em vista este propósito de aceleração da economia regional, podem fazer parte de algo grande e verdadeiramente producente, com resultados viáveis para toda a cadeia produtiva e econômica do Nordeste Mineiro.

Apontando o caminho

Com o propósito de inserir de forma mais intensa a AMUC, sob sua gestão, neste contexto de geração de desenvolvimento socioeconômico, o prefeito Daniel Sucupira tem implementado na Associação uma nova mentalidade que tira da AMUC o rótulo de entidade de classe voltada para prefeitos e a torna, de forma plena e definitiva, uma verdadeira agência geradora de progresso e desenvolvimento regional.

Para alcançar os seus objetivos, que não são apenas seus, e sim de toda a população do Vale do Mucuri, Daniel Sucupira tem investido num contínuo aperfeiçoamento da mão de obra da AMUC, promovendo constantes cursos de capacitação dos colaboradores da entidade a fim de que se tornem verdadeiros recursos e instrumentos a favor de uma assessoria eficiente para os prefeitos filiados e para as suas respectivas equipes de governo.

O prefeito Daniel Sucupira marcou a 110ª Assembleia Geral da AMUC no dia 17 de agosto, para que os prefeitos filiados à entidade tivessem agenda na cidade para participarem da EXPONOR e Feira de Pedras (foto: SANTHAR/minasreporter.com)

No mesmo dia em que foi aberta a EXPONOR 2017 foi agendada a 110ª Assembleia Ordinária da AMUC com uma extensa pauta de assuntos vitais para a realidade dos municípios da nossa região (leia mais aqui), o que acabou proporcionando, também, oportunidade para que os prefeitos filiados à AMUC tivessem agenda em Teófilo Otoni durante a realização desses eventos: A FIPP, a EXPONOR e a Feira Livre de Pedras.

“Nos próximos dias teremos, ainda, o Festival da Cachaça em Novo Cruzeiro, e várias outras iniciativas de diferentes cidades coirmãs ao longo do ano. Todos esses eventos têm exatamente esta mesma proposta: estimular as potencialidades econômicas de cada uma das nossas cidades”, explicou Sucupira, que continuou: “A AMUC quer ser parceira de todas as prefeituras neste sentido, no sentido de estimular a economia regional. Eu entendo que quando uma das nossas cidades avança e promove algo assim, todos saem ganhando. É a economia regional que mais lucra com o giro de capital e de recursos nas praças de toda a região quando as nossas potencialidades são estimuladas. Por isso a AMUC é, sim, parceira de todas as iniciativas que visam o progresso regional”, salientou o presidente, que lembrou, ainda, que foi visando dar à nossa região mais visibilidade no cenário político e econômico do Estado que aceitou a incumbência de se tornar tesoureiro da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e de integrar a diretoria da Frente Mineira dos Prefeitos.

Em primeiro plano, o prefeito de Teófilo Otoni e presidente da AMUC, Daniel Sucupira; ao seu lado o prefeito Warlim Barbosa (Setubinha) e no canto, à esquerda, o prefeito Alexsander Rodrigues Batista, de Itaipé, durante a última assembleia da AMUC, na mesma ocasião em que ocorria em Teófilo Otoni a EXPONOR e as feiras de Pedras Preciosas (foto: SANTHAR/minasreporter.com)

Buscando apoios

No domingo (20/08), ainda durante a realização da EXPONOR, da FIPP e da Feira Livre de Pedras Preciosas, Teófilo Otoni foi visitada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (CODEMIG), Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, que se fazia acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Júnior, e do deputado federal Fábio Ramalho (PMDB), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

A CODEMIG, além de ser a responsável pelo Centro de Exposições Expominas, foi a estatal que criou e mantém a linha aérea que, atualmente, liga Teófilo Otoni e região à capital, Belo Horizonte, além de muitos outros projetos que apoia, estimula e oferece consultoria e expertise.

A FIEMG, por sua vez, dispensa comentários e apresentações, mesmo do grande público. Como entidade que abriga a representação de todo o segmento industrial em Minas Gerais, tem uma forte penetração em Teófilo Otoni através do SENAI, da Associação Comercial e Empresarial, além de vários outros segmentos.

O prefeito Daniel Sucupira fez questão de receber e acompanhar pessoalmente a estas duas importantes autoridades durante a visita a Teófilo Otoni e, durante sua conversa com eles, explicou algumas das muitas potencialidades da região, e como a CODEMIG e a FIEMG podem ser parceiras do desenvolvimento regional do Vale do Mucuri.

Enfático, o prefeito Daniel Sucupira explica ao presidente da CODEMIG, Marco Antônio Castello Branco, e às demais autoridades e lideranças que o acompanhavam, o potencial de novos negócios da região do Vale do Mucuri (foto: Celio Cesar Studios)

Ambos os presidentes, tanto Marco Antônio Castello Branco, da CODEMIG, quanto Olavo Machado Jr., da FIEMG, se disseram muito impressionados com tudo o que viram nestes eventos e deixaram claro que querem, sim, estreitar ainda mais os laços com a região. Eles se disseram felizes de ver como a AMUC está buscando para si, na gestão do presidente Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, este papel de apontar o caminho para o progresso, e, mais do que simplesmente apontar a direção, tem se oferecido para ajudar os prefeitos e outras lideranças regionais a se darem as mãos e caminhar juntos rumo a esta nova realidade neste início do Século XXI.

Da esq. para a direita: Marco Antônio Castello Branco (presidente da CODEMIG), Fábio Ramalho (1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados), Daniel Sucupira (prefeito de Teófilo Otoni e presidente da AMUC), José Nelson Sobrinho (engenheiro do DER Vale do Mucuri), Ricardo Bastos Peres (presidente da ACE-TO), Olavo Machado Júnior (presidente da FIEMG), Nego Sampaio (prefeito de Poté) e Leonardo Souto (presidente da GEA) — foto: Celio Cezar Studios



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.