Comunidade Libanesa inaugura Monumento ao Imigrante Libanês de Teófilo Otoni

Comunidade Libanesa inaugura Monumento ao Imigrante Libanês de Teófilo Otoni

Da REDAÇÃO

Na quinta-feira, 25 de fevereiro, o Clube Libanês de Teófilo Otoni promoveu uma solenidade cívica para inaugurar o Monumento ao Imigrante Libanês erigido no Calçadão Cultural Petrônio Míglio, no Centro da Cidade. Calcula-se que aproximadamente cento e oitenta pessoas tenham comparecido à cerimônia.

Autoridades prestigiam a inauguração do Monumento ao Imigrante Libanês de Teófilo Otoni (foto: Facebook)
Autoridades prestigiam a inauguração do Monumento ao Imigrante Libanês de Teófilo Otoni (foto: Facebook)

O evento teve início pontualmente às 19:15h com uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais em Teófilo Otoni, sob a regência do maestro Capitão PM Waldir Duarte dos Santos. Logo em seguida teve início o cerimonial dirigido pelo comunicador David Ribeiro Jr., que convidou a presidente do Clube Libanês, Munira Molaib, para anfitrionar outras autoridades no dispositivo de honra do evento. Após a formação do dispositivo de honra foram apresentados os hinos nacionais do Brasil, pela Banda de Música da Polícia Militar, e do Líbano, através de som mecânico.

Cumprimentos da Embaixada do Líbano
O embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, não pôde comparecer à solenidade, mas enviou uma carta à diretoria do Clube Libanês cumprimentando pela iniciativa de se erguer o monumento ao imigrante, e também se colocou à disposição da comunidade libanesa.

Pronunciamentos
A presidente do Clube Libanês, Munira Molaib, foi a primeira a fazer uso da palavra durante a cerimônia. Em sua fala destacou a importância dos imigrantes libaneses para a formação da identidade cultural da sociedade teofilotonense, e disse que, ao erigir o monumento esculpido pela escultora Vânia Braga, fazia-se uma justa e reconhecida homenagem aos libaneses por tudo o que representaram para a comunidade local. Munira explicou que até o local para assentar o monumento foi cuidadosamente escolhido porque naquela região da Rua Epaminondas Ottoni ficava a maioria das grandes lojas dos empresários libaneses. Algumas, como a Farmácia Indiana e a Laila ainda estão no mesmo local.

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rose Gonçalves, falou em nome do prefeito Getúlio Neiva, que estava viajando para Belo Horizonte, e disse que o município tinha muito orgulho de todos os imigrantes que contribuíram com a formação sociocultural da cidade, e que reconhecia que os imigrantes libaneses tiveram um papel muito especial na formação da identidade da cultura teofilotonense.

O diretor-tesoureiro do Clube Libanês, empresário Synval Handeri, que falou em nome de toda a diretoria do Clube, agradeceu a cada pessoa que se somou ao projeto de erguer o monumento ao Imigrante Libanês, que abraçou a causa e que ajudou a tornar este sonho uma realidade. Ele lembrou que a estátua que compõe o monumento não se trata de uma pessoa específica. É apenas uma estátua esculpida em bronze com os traços comuns do biótipo do libanês respeitando-se o estilo da época da imigração, quando a maioria dos libaneses vinha trabalhar como mascate com a sua mala na mão.

Por sua vez, a empresária Magda Lauar falou em nome do seu pai, o empresário Adel Hassem Lauar, da Magda Magazin, ocasião em que apresentou um brilhante texto contando toda a trajetória dos primeiros imigrantes até aos dias atuais, demonstrando de forma inequívoca como a cultura libanesa contribuiu de forma incontestável para a formação dos hábitos e da identidade cultural de Teófilo Otoni.

Durante a solenidade foi apresentado o poema “Imigrante do Mucuri”, de autoria do vice-presidente do Clube Libanês, Seme Handeri, que foi declamado e encenado pelo artista Saulo Lauar, com direção de André Luiz, ambos pertencentes ao Instituto Cultural in Cena, com acompanhamento do músico Kemil Tuffic. A apresentação arrancou aplausos dos presentes.

Homenagens
Os vereadores Northon Neiva (PMDB) e Thalles Contão (PT) entregaram à diretoria do Clube Libanês uma cópia emoldurada da Lei 6.773, de 19 de agosto de 2014, que dispõe sobre autorização para instalação de monumento à Memória Libanesa.

Acompanhe, a seguir, em slideshow, alguns momentos marcantes da solenidade:

A diretoria do Clube Libanês posa com a escultora Vânia Braga e autoridades ao final da solenidade de inauguração do Monumento ao Imigrante Libanês
A Banda de Música da 15ª Regional da Polícia Militar abrilhantou a solenidade com a apresentação de algumas importantes peças clássicas, além de outras do cancioneiro popular
Aproximadamente 180 pessoas (com destaque para descendentes dos primeiros imigrantes libaneses) participaram da solenidade de inauguração do Monumento ao Imigrante Libanês
O artista Saulo Lauar declamou e encenou o poema “Imigrante do Mucuri”, de autoria do vice-presidente do Clube Libanês, Seme Handeri, com direção de André Luiz, do Instituto Cultural in Cena, e acompanhamento do músico Kemil Tuffic
Os vereadores Northon Neiva Diamantino e Thalles da Silva Contão entregaram uma cópia da Lei 6.773, de 19 de agosto de 2014, à diretoria do Clube Libanês. A referida lei autoriza a instalação do monumento
O presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva, foi homenageado em reconhecimento ao seu apoio à comunidade libanesa
O vereador Thalles da Silva Contão também foi homenageado reconhecendo a sua autoria à Lei 6.773, que autoriza a instalação do Monumento ao Imigrante Libanês
Monumento ao Imigrante Libanês
Uma bela placa em aço inox foi afixada à base do monumento para registrar a data histórica para a comunidade libanesa de Teófilo Otoni
Na recepção no Clube Libanês, após a solenidade, foi apresentado um belo número de dança do ventre por parte de Nathália Chaves, professora do Estúdio de Dança Corpo Livre

Em reconhecimento ao trabalho de algumas personalidades públicas que contribuíram para que o monumento fosse erigido, foram oferecidas pelo Clube Libanês três homenagens especiais. A primeira foi ao presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva Diamantino, pelo apoio da Câmara, e em especial do vereador à preservação da identidade cultural da colônia libanesa na cidade.

A segunda homenagem foi para o vereador Thalles Contão em reconhecimento à sua autoria da Lei 6.773, que foi o pontapé para se erigir o monumento ora inaugurado. A terceira homenagem foi oferecida ao prefeito Getúlio Neiva, naquele momento representado pelo seu vice, o médico Ilter Volmer Martins (PSDB). A placa de homenagem foi entregue pela diretoria do Clube Libanês e também pelos secretários municipais Rodrigo Pechir, da Pasta de Esportes, e Semir Rachid Said, de Serviços Urbanos, ambos descendentes de imigrantes libaneses.

Momento Solene
O descerramento da placa inaugural — e descortinamento do monumento — foi feito por parte da presidente do Clube Libanês, Munira Molaib, pelo diretor-tesoureiro Synval Handeri, pelo vice-prefeito Dr. Ilter, pelo vereador Thalles Contão e pela escultora Vânia Braga. O ato solene foi acompanhado ao fundo pela canção “O Guarani”, de Carlos Gomes, brilhantemente executada instrumentalmente pela Banda de Música da Polícia Militar.

Após o encerramento da solenidade, todos os presentes foram convidados a se dirigirem à sede social do Clube Libanês, ali perto, onde foi servido um delicioso coquetel de comidas de origem libanesa. Durante o coquetel os presentes puderam acompanhar a exibição de imagens do dia a dia do Líbano, assistir a um concerto ao vivo da pianista Lavínia Morais, e também uma apresentação de dança do ventre de Natália Chaves, professora do Estúdio de Dança Corpo Livre.

Natália Chaves, professora do Estúdio de Dança Corpo Livre, apresentou dois números de dança do ventre
Natália Chaves, professora do Estúdio de Dança Corpo Livre, apresentou dois números de dança do ventre

Ao final do evento a presidente Munira Molaib disse sentir uma maravilhosa sensação de dever cumprido, e a certeza de que a memória da importância dos imigrantes libaneses para a formação de Teófilo Otoni havia sido resgatada.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.