“Chegar ao Topo é possível” é o novo livro de Márcio Barbosa dos Reis

“Chegar ao Topo é possível” é o novo livro de Márcio Barbosa dos Reis

Márcio Barbosa dos Reis é escritor e auditor fiscal da Receita Estadual em Teófilo Otoni
Márcio Barbosa dos Reis é escritor e auditor fiscal da Receita Estadual em Teófilo Otoni

O auditor fiscal da Receita Estadual em Teófilo Otoni, Márcio Barbosa dos Reis, concedeu uma entrevista ao programa Encontro Marcado, da Rádio 98 FM, na sexta-feira (27/03), onde destacou o lançamento do seu novo livro: “Chegar ao Topo é possível”. Márcio já é autor, também, dos livros “O jovem e o mundo em transição” (1986) e “Tributo Poético – coletânea em versos” (2002). O autor é, ainda, pós-graduado em Matemática e Direito Tributário, contabilista, professor, teólogo e psicanalista. Acompanhe a entrevista:

  1. Que temas você aborda em seu livro “Chegar ao topo é possível”?

O livro traz à memória do leitor a possibilidade de alcançar o sucesso. Para isto, abordo primeiramente a necessidade de se saber aonde você deseja chegar e qual é a sua melhor habilidade. O sucesso não é produzido em fábricas e nem é fácil de alcançar, mas é plenamente possível de se obter quando se tem foco, objetivo definido, paixão por aquilo que faz. É possível vencer as barreiras, superar obstáculos fazendo o melhor.

  1. Quais são os objetivos do livro?

São vários os objetivos, mas o principal é despertar e estimular o leitor a refletir sobre a realidade em que vive, por mais crítica, difícil ou dura, é possível ser alterada. Conheço pessoas que tinham uma vida moribunda, falida e deram a volta por cima. Raciocínio: se alguém conseguiu, por que não eu? Eu devo aprender com o exemplo alheio.

  1. Qual a mensagem que você quer transmitir ao leitor através desta obra literária?

Bem, como eu disse, sou muito ajudado com obras deste cunho. E o próprio livro para mim foi muito importante para que eu pudesse dar uma virada em minha vida e deixasse o ostracismo de lado, e começasse a fazer algo a mais para beneficiar a comunidade. Uma pessoa que não é realizada vive frustrada, amargurada e sofrendo. É possível mudar esta história. É possível se realizar pessoal e profissionalmente. Depende de cada um. A leitura do livro trará uma ótima surpresa.

  1. Como você vê os obstáculos que surgem diante das pessoas?

Não há impossíveis dentro do razoável para aquele que crê. Aníbal guerreiro disse: de Aníbal, na Guerra Púnica, que disse aos seus comandados: “Encontremos uma maneira ou criaremos uma”. A vitória da Inteligência sobre a força bruta. Cartagenes que impôs uma derrota a grande Roma da época. É preciso vencer o desânimo, pensar, sonhar, falar e agir para mudar as circunstâncias em nossa volta. É preciso ter criatividade e acreditar que por mais difícil que seja o fato de que você VIVA, há uma esperança. Há uma saída. É você o principal ator responsável por aquilo que você irá fazer de sua vida. Faça o que há de melhor e da melhor forma. Para Thomas Edison, “nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais segura de ter sucesso é sempre tentar mais uma vez”.

  1. Conte-nos, por que ler “Chegar ao topo é possível”?

Todos nós queremos obter o melhor para as nossas vidas; ter sucesso na atividade que executamos. Quantas pessoas que, agora, nos leem não estão satisfeitas na vida? Quantas outras estão alimentando frustrações que ceifaram os seus sonhos? Os maus profissionais ainda não tiveram um encontro com sua realização. Os bons profissionais podem ser excelentes. Daí, acredito que a leitura deste livro contribuirá para ajudar a todos que desejam ser pessoas melhores e realizadas.

  1. Onde podemos comprar o seu livro?

Você acessa www.saraiva.com.br e digita o nome do livro. Na forma impressa você encontra na Editora Perse: www.perse.com.br, você acessa “loja”, digita o nome do livro, e faz a opção de compra, cadastrando-se no site. Ao adquirir um livro você deve tem em mente que está fazendo um investimento pessoal, e com certeza você terá retorno garantido.

  1. Qual a importância que você dá para a leitura na formação de uma pessoa?

O brasileiro lê pouco ou quase nada, investe pouco em conhecimento. Em aprendizado é obtido:

  • Educação formal
  • Aprendiz/experiência própria ou de terceiros
  • Com orientadores/mestres/tutores (pais,)

“Se você acha caro a educação é porque não sabe quanto é caro a Ignorância”.

  1. Qual a prioridade que você acha que deve ser dada para a leitura?

O brasileiro gasta bastante dinheiro em viagens, finais de semana em restaurantes bares e pizzarias, refrigerantes, isto é ótimo, mas não gastam 20 ou 30 reais por mês em um LIVRO. Eu digo INVESTIMENTO: Tal como a gente prepara o físico com caminhada, corrida, academia, limpeza de pele, eu defendo a necessidade de prepara o intelecto com boas leituras, bons livros, leitura bíblica, bons filmes, boas palestras, etc.

  1. Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário no Brasil?

O incentivo à leitura é o principal ponto. Isto pode ser feito pelos pais, amigos, educadores e qualquer outra pessoa que acredita que a leitura pode contribuir para a boa formação das pessoas. Por meio Institucional, acredito ser um pouco difícil esta participação.

  1. Qual a mensagem que você deixa para nossos leitores?

Aquele que deseja ser uma pessoa melhor, que sabe que não está finalizada, que almeja fazer algo de bom deve saber que não está sozinha. Existem tantas outras pessoas que tem este sentimento, e, por isto não podem desistir de realizar os seus sonhos. Fazendo assim estarão contribuindo, na medida de suas forças, para que tenhamos um mundo, um país, um estado, um município, uma comunidade ou uma família mais feliz. Você deve abraçar a missão que recebeu e fazê-la bem feita, acreditando que Deus estará com você e ao seu lado, para ajudá-lo e orientá-lo, acreditando enfim que você é especial e capaz para realizá-la.

O presidente da Associação Comercial, Ricardo Bastos, o Ricardo da Emex, aprecia o livro de Márcio Barbosa dos Reis
O presidente da Associação Comercial, Ricardo Bastos, o Ricardo da Emex, aprecia o livro de Márcio Barbosa dos Reis

(Com informações de Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.