Câmara Municipal autoriza a realização de um concurso público pela Prefeitura

Câmara Municipal autoriza a realização de um concurso público pela Prefeitura

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou na quarta-feira (28/10/2015), às 19 horas, em sua sede (Praça Tiradentes, 170), a 4ª Reunião Extraordinária. Em Teófilo Otoni os parlamentares não são remunerados por participarem de Reuniões Extraordinárias. Os parlamentares aprovaram 2 Projetos e 1 foi retirado da Pauta. Na Reunião foi autorizada a realização de um concurso público pela Prefeitura.

Dia do Servidor e quinquênio

Na tribuna o servidor público municipal efetivo, vereador “Assis da Prefeitura”, parabenizou os colegas pelo transcorrer do Dia do Servidor Público neste 28 de Outubro. O parlamentar também pediu — sendo o seu pedido deferido pela Presidência, que fosse observado um minuto de silêncio em homenagem póstuma à colega servidora — agente de Saúde Mery Eny Baldow “Merinha”, falecida na semana anterior vítima de um brutal homicídio.

Diversos parlamentares também parabenizaram os servidores públicos pelo transcorrer do Dia do Servidor Público neste 28 de Outubro.

O vereador Assis defendeu que o quinquênio também fosse preservado para os que ainda vão integrar os quadros da Prefeitura de Teófilo Otoni. A emenda, de autoria de “Assis da Prefeitura”, que tratava da preservação do quinquênio foi rejeitada pelo Plenário.

Servidores com direitos mantidos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva, afirmou que as emendas que integram os projetos 004 e 006 foram amplamente debatidas em reunião realizada nesta terça-feira (27/10), com a participação de parlamentares e integrantes do SINDISETO e da Prefeitura.

O parlamentar destacou que todos os direitos já adquiridos pelos servidores públicos Municipais serão mantidos pela Câmara Municipal e, para que fosse discutida a emenda do vereador “Assis da Prefeitura” sobre a preservação do quinquênio — que não havia sido acordada com o SINDISETO, suspendeu a Reunião por cinco minutos. Mas a discussão evoluiu para outras Emendas, tais como as do vereador “Marcinho da Serraria” e do Pastor Franklin — este ausente —, e tal suspensão durou cerca de quarenta minutos. As Emendas destes dois vereadores foram retiradas pela Presidência.

Integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) no Plenário, debatendo com parlamentares e a Mesa Diretora
Integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) no Plenário, debatendo com parlamentares e a Mesa Diretora

Alguns posicionamentos

O vereador Daniel Sucupira criticou a atual gestão Municipal, afirmando que “o Executivo envia projetos a esta Casa que não têm como objetivo as demandas do servidor… (…) da sustentabilidade da Prefeitura”.

O médico e vereador Dr. Samir mostrou-se favorável a realização do concurso público e destacou que “a Prefeitura precisa acabar com os cargos de confiança”. O parlamentar criticou os baixos salários propostos para a área da Saúde, afirmando que um médico receberá R$ 1.150,00 após ter feito o concurso. Dr. Samir protestou em defesa dos que atuam na área da Saúde e ainda ressaltou que, na condição de prefeito, “dobramos a folha, com 100% de aumento no Plano Real”.

O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador “Vânio” Amaral, disse que “o projeto veio com várias incorreções” e elogiou o trabalho realizado pelos colegas parlamentares, nominando o vereador “Assis da Prefeitura” e outros que “atuaram com afinco” para corrigi-las. “Vânio” Amaral também elogiou a condução democrática do presidente Northon Neiva, que permitiu a ampla discussão do projeto.

O vereador Rômulo Barreiros voltou a criticar o Executivo, assegurando que “o Rodrigo, Procurador Jurídico, recebe mais de dezoito mil reais”.

Na tribuna, o vereador Dr. Gilson “Dentista” parabenizou o prefeito [Getúlio Neiva] e o secretário [Municipal de Saúde] Fernando Barbosa, informando que fizera “uma crítica construtiva” quando dissera que “agentes de Saúde estavam pagando almoço para o secretário”. O parlamentar ressaltou que apenas chamou a atenção para os baixos salários dos agentes de saúde.

Presenças

Munícipes, em sua maioria servidores públicos municipais, alguns integrantes do SINDISETO, lotaram a Câmara Municipal durante a 4ª Reunião Extraordinária.

(Com informações de Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO — Colaborou: Rosângela Pereira dos Santos)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.