Avião com 150 pessoas a bordo cai no sul da França

Avião com 150 pessoas a bordo cai no sul da França

Airbus A320 da empresa alemã Germanwings fazia a rota entre Barcelona e Dusseldorf
Airbus A320 da empresa alemã Germanwings fazia a rota entre Barcelona e Dusseldorf

Um avião Airbus operado pela companhia aérea Germanwings caiu no sul da França nesta terça-feira, reportam as autoridades francesas. O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, informou que as 150 pessoas a bordo, 144 passageiros e seis tripulantes, morreram. A aeronave caiu em uma área montanhosa, na região dos Alpes de Haute Provence. O presidente francês François Hollande confirmou o trágico acidente. Ele também informou que o avião caiu em uma região de difícil acesso, e a cidade mais próxima é a pequena Prads-Haute-Bléone, uma vila com menos de 200 habitantes.

“As condições do acidente, que não foram esclarecidas, nos levam a pensar que não houve sobreviventes”, disse Hollande. O Airbus A320 fazia o voo 4U 9525, entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, quando por volta das 10h30 do horário local (6h30 de Brasília) sumiu dos radares de monitoramento. A Direção Geral da Aviação Civil da França confirmou que “o controlador aéreo lançou um alerta porque tinha perdido contato com o avião”.

O presidente da Germanwings, Thomas Winkelmann, disse em entrevista coletiva em Colonia que 67 alemães estavam no avião. A maioria é composta por pessoas que retornavam para suas casas de Barcelona e Palma de Mallorca, segundo informaram funcionários de Swissport, a companhia que presta serviços em terra para a Germanwings. Fontes do aeroporto de Barcelona disseram que foi criada uma operação de atendimento aos parentes dos passageiros que estavam a bordo do voo. Entre as vítimas, segundo a imprensa alemã, há dois bebês e dezesseis alunos de uma mesma escola de Haltern am See, uma cidade do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, no oeste da Alemanha.

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, está se dirigindo ao local do acidente. Segundo o jornal Le Monde, centenas de homens de equipes de resgate, bombeiros e policiais também se dirigem à área da queda do avião. Cazeneuve afirmou que os destroços do Airbus foram localizados em uma região pouquíssimo povoada, a cerca de 2.000 metros de altitude. Segundo a imprensa francesa, os corpos das vítimas serão levados para a cidade de Seyne-Les-Alpes. O porta-voz do Ministério do Interior da França, Pierre-Henry Brandet, disse à emissora de televisão BFM que espera operação de busca e resgate “extremamente longa e difícil” porque a área do acidente é “muito remota”.

A empresa aérea Germanwings é uma companhia alemã de baixo custo, subsidiária da Lufthansa. Carsten Spohr, presidente da Lufthansa, lamentou o acidente e afirmou em sua conta de Twitter que “hoje é um dia negro” para a companhia. A empresa Airbus comunicou que “está atenta e avaliando a situação” e espera ter mais informações ao longo do dia. Foi a primeira queda de um avião comercial em solo francês desde o acidente com um Concorde nas cercanias de Paris em julho de 2000, que deixou 113 mortos. O Airbus A320 que caiu tem 24 anos e estava sendo utilizado pelo grupo Lufthansa desde 1991, de acordo com o site AirFleets.net, especializado em dados de frotas de companhias aéreas.

Fonte: VEJA



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.