Área de cultivo de coca na Colômbia é a maior em 20 anos, dizem EUA

Área de cultivo de coca na Colômbia é a maior em 20 anos, dizem EUA

Em relatório, a Casa Branca afirma que a área ocupada pela erva da qual é extraída a cocaína e o crack foi de 188 mil hectares, contra 159 mil em 2015

naom_57d82df91f031

A área de cultivo de folha de coca na Colômbia cresceu 18% em 2016 e atingiu o nível mais alto desde o início da ajuda dos EUA para erradicar a produção da planta, informou o governo americano nesta terça-feira (14).

Em relatório, a Casa Branca afirma que a área ocupada pela erva da qual é extraída a cocaína e o crack foi de 188 mil hectares, contra 159 mil em 2015. Trata-se do maior número desde 1994, cinco anos antes do início do Plano Colômbia.A elevação marca uma tendência iniciada em 2013, em que o território ocupado pelas plantações mais que duplicou.

A alta é atribuída em parte ao fim da fumigação das áreas de cultivo, incentivada pelo governo americano. A política foi suspensa em 2014 pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, devido aos riscos à saúde da população vizinha.

Na época, a Colômbia e as Farc começaram uma política de convencimento aos agricultores para desistirem do cultivo, como parte do acordo de paz com a guerrilha.

A intenção era reduzir em 100 mil hectares a área cultivada e as autoridades receberam de 55 mil famílias o compromisso para deixar o plantio. Segundo o governo colombiano, mais de 82 mil famílias dependem da produção da erva. Com informações da Folhapress.

(Notícias ao Minuto)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.