Aprenda: É errado chamar médico e advogado de “doutor”?

Aprenda: É errado chamar médico e advogado de “doutor”?

No Brasil ainda persiste o hábito de chamar médicos e advogados de "doutor" (foto: Andrey Popv/Getty Images | Reprodução do portal MSN)
No Brasil ainda persiste o hábito de chamar médicos e advogados de “doutor” (foto: Andrey Popv/Getty Images | Reprodução do portal MSN)

É errado chamar médico e advogado de “doutor”?

Não. Mas também não é correto. Segundo os dicionários modernos, você pode chamar de “doutor” qualquer um que tenha concluído um doutorado, seja a pessoa formada em agronomia, seja em zootecnia ou em qualquer outra área do conhecimento.

O costume de chamar advogado e médico de “doutor”, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil-colônia, pois, na época, a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava Medicina ou Direito. Além disso, em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil deveria ser tratado como “doutor”. O decreto caiu em desuso com o tempo, e hoje vale a regra do dicionário.

Já os médicos continuam sendo chamados assim por tradição — reforçada por boa parte da própria classe médica, que usa o termo em cartões de visita, placas de identificação e perfis nas redes sociais, por exemplo.

Patentes acadêmicas

Entenda o significado de alguns títulos

Bacharel
No Brasil, o bacharelado é concedido a quem concluiu o ensino superior e é válido na maior parte dos cursos de graduação, como Engenharia, Letras, Direito, Economia, Medicina e Comunicação, entre outros. Bacharéis podem praticar a profissão, mas não lecionar sua disciplina na academia.

Licenciatura
É outra forma de concluir a graduação, mas essa capacita o estudante a trabalhar como professor na academia. Embora um licenciado já possa dar aulas em curso superior, é improvável que ele seja contratado por uma universidade sem dar sequência à carreira acadêmica, com cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Mestrado
No Brasil, é um curso de pós-graduação que possui entre dois e cinco anos de duração e que concede o título de mestre. No final do curso, o mestrando deve apresentar uma tese de dissertação a respeito de um tema de sua escolha e defendê-la diante de uma banca composta de professores-doutores da universidade.

Doutorado
Assim como o mestrado, capacita o acadêmico a desenvolver estudos e pesquisas mais abrangentes sobre o campo científico que escolheu em sua graduação. Os critérios para entrar e concluir o doutorado costumam ser mais exigentes do que os do mestrado.

Ph.D.
O termo tem origem do latim Philosophiae Doctor, ou “doutor em filosofia”. Mas essa nomenclatura é mais comum nas universidades anglossaxônicas, já que no Brasil o título é equivalente ao de doutor. Os requisitos variam em cada país, mas, de qualquer jeito, é necessário ter um excelente currículo acadêmico e um histórico de publicações em revistas científicas.

MBA
“Master in Business Administration”, ou “mestre em administração de negócios”, é um curso de especialização em administração de empresas. Diferentemente das outras pós-graduações, o MBA pode ser feito por estudantes graduados em qualquer área.

(Conteúdo Abril | Mundo Estranho)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.